Cidades

Setor de nefrologia do Estado realizou mais de 43 mil sessões de hemodiálise em 2020

Foram atendidos aproximadamente 500 pacientes com problemas renais que precisaram do procedimento.


Em 2020, o setor de nefrologia do Estado realizou mais de 43 mil sessões de hemodiálise, método terapêutico que substitui a função renal. Foram atendidos 497 pacientes com problemas renais agudos ou crônicos que necessitaram do procedimento – no qual o sangue do paciente é filtrado através de uma máquina.  

Atualmente o Governo do Amapá possui duas clínicas de nefrologia: uma no do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), em Macapá, e a Clínica da Vida Lourival Duarte Brandão, que funciona no complexo do Hospital Estadual de Santana. 

Além disso, em maio do ano passado a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), assinou um contrato com uma clínica credenciada que oferta o serviço de hemodiálise, para diminuir o fluxo e circulação de pessoas nas unidades e garantir segurança no atendimento dos pacientes renais crônicos, que, devido à baixa imunidade, fazem parte do grupo de risco da covid-19. 

Foram remanejados para realizar as sessões de hemodiálise 75 usuários que antes eram atendidos na clínica de nefrologia do Hcal, permitindo uma diminuição no número de pacientes que frequentam a unidade nos três turnos. 


Deixe seu comentário


Publicidade