Cidades

Setrap alerta para o grande número de idosos utilizando ônibus na região metropolitana

Faixa etária que se enquadra no grupo de risco da pandemia está exposta de forma perigosa ao utilizar o transporte coletivo.


A Secretaria de Estado de Transporte do Amapá (Setrap) alerta que mesmo estando no grupo de risco para a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), muitos idosos não estão respeitando as recomendações de isolamento social, e utilizam o transporte público sem a devida necessidade.

De acordo com o Ministério da Saúde, boa parte dos casos graves do novo coronavírus no mundo são apresentados em pessoas acima de 60 anos, devido a imunidade fragilizada e/ou por serem afetados por doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Por isso, os cuidados com a exposição e a higiene pessoal devem ser redobrados.

De acordo com o diretor do Departamento de Transportes da Setrap, Andrey Rêgo, a presença de idosos tem sido registrada todos os dias em viagens intermunicipais, principalmente na região metropolitana de Macapá.

“As empresas estão verificando um índice muito grande de idosos. Tivemos uma viagem de saída do município de Serra do Navio, onde 25 passageiros eram pessoas com mais de 60 anos, isso é mais da metade da capacidade daquele veículo. O acesso deles aos coletivos e aos terminais rodoviários, que ainda registram certa aglomeração, tem nos preocupado”, afirmou.

O diretor solicita que as famílias dos idosos ajudem na conscientização dessa faixa etária, visando o bem de todos.

“O governo está adotando uma série de medidas para que o número de casos dessa doença seja o menor possível e evitar que o Estado tenha o mesmo cenário de outras partes do mundo, onde a situação está caótica. Pedimos que as pessoas tenham mais cuidado consigo mesmas e com a saúde dos outros”, arremata Andrey Rêgo.


Deixe seu comentário


Publicidade