Cidades

Setur dá início a oficinas para elaborar Plano Estadual do Turismo

Ações discutem a realidade do setor


A Secretaria de Estado do Turismo (Setur), deu início, na tarde desta quinta-feira, 30, na Escola de Administração Pública (EAP), ao cronograma das oficinas, que acontecerão em todos os municípios do Estado a fim de coletar propostas e analisar demandas para elaboração do Plano Estadual do Turismo (PET).

Representantes de entidades vinculadas ao turismo participaram de uma dinâmica, realizada pelo professor horista da EAP, Dr. Francisco Darcísio, onde inicialmente foi tratada a realidade do turismo em Macapá, debatendo gestão da política; estruturação dos destinos turísticos; fomento; qualificação e capacitação de serviços; promoções; comercialização e divulgação de produtos e fortalecimento institucional.

A oficina reuniu os representantes para assegurar a participação de cada um na elaboração do PET, identificando as demandas existentes na capital e coletando as proposições que cada representante apresentou. A secretária de Estado do Turismo, Syntia Lamarão, ressaltou a importância da elaboração conjunta do PET. “Esse é o instrumento norteador das ações de desenvolvimento e fortalecimento do turismo no Amapá, ouvindo o que cada entidade ligada ao segmento tem como demanda, poderemos elaborar o planejamento de forma correta e conjunta”.

Para a presidente da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo no Amapá (ABBTur-AP), Lara Santos, o investimento nos cursos e qualificações técnicas na área do turismo é de grande importância. “Hoje a demanda pelos cursos na área do turismo está muito baixa, essa oportunidade de incluir as propostas no planejamento do Estado, com certeza, possibilita a atenção devida para este problema”, disse.
O início dos trabalhos ocorreu em Macapá, debatendo apenas as demandas existentes na capital, posteriormente segue, com cronograma definido, a ação será desenvolvida nos demais municípios do Estado.


Deixe seu comentário


Publicidade