Show de Wesley Safadão sai do Mercado Central e vai para Praça Barão
Mudança de local é decorrência de recomendação do MPF, em atendimento ao Iphan, que é contra acontecimentos com público expressivo em área de influência da Fortaleza de São José de Macapá, patrimônio histórico.

Douglas Lima
Editor
Em entrevista coletiva, na manhã desta quinta-feira, 6, o prefeito Antônio Furlan anunciou que o show do cantor sertanejo, Wesley Safadão, programado para dia 7, sábado, como uma das atrações de abertura do Macapá Verão 2023, não mais será no Mercado Central, mas na praça Barão do Rio Branco.

A mudança de local é decorrência de recomendação do Ministério Público Federal (MPF), em atendimento ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que se posicionou contrário ao show e a outros acontecimentos com público expressivo no Mercado Central, área de influência da Fortaleza de São José de Macapá, patrimônio histórico.

A recomendação do MPF foi expedida ontem à tarde, após reunião no órgão com todas as instituições envolvidas no assunto. A Prefeitura de Macapá tinha até as 18 horas de hoje para se manifestar, porém o prefeito Furlan resolveu tomar a posição já pela manhã.
Representantes do Iphan informaram ao Ministério Público Federal ser temerária a realização de eventos de grande porte nas proximidades da fortificação, sem os devidos cuidados. Para os técnicos do órgão, a presença de grande público na área pode provocar danos irreversíveis ao patrimônio histórico.
Os representantes do Iphan também afirmaram que a solicitação da Prefeitura Municipal de Macapá para utilização da área, feita nesta semana, não permitiu a análise dos documentos em tempo hábil. A legislação fixa prazo de 30 dias de antecedência.
O prefeito Furlan, na entrevista coletiva, disse que o pedido do Iphan foi de encontro à finalidade das cidades, que é possibilitar o acesso da população aos seus pertences. “Não podemos discutir uma cidade onde a sua população não pode se apropriar de um local que lhe pertence”, protestou o gestor.
Antônio Furlan propôs uma discussão sobre a finalidade da Fortaleza de São José de Macapá, no contexto da vida da cidade. Ele reclamou que há eventos dentro da fortificação, para públicos seletos, e questionou: “Por que apenas alguns podem usufruir da Fortaleza, e a maioria, não?”
Antes da coletiva do prefeito, já era grande a movimentação de trabalhadores da prefeitura na área central de Macapá, fazendo a mudança da estrutura que estava sendo montada em frente ao Mercado Central, para a praça Barão do Rio Branco.

O secretário municipal de zeladoria urbana, Helson Roberto, que coordenava os serviços na Praça do Barão, informou que o palco onde o artista sertanejo se apresentará ficará na esquina da avenida Iracema Carvão Nunes com rua São José. Segundo avaliação de Helson, o local comporta cem mil pessoas, que é o público estimado para o show.
Deixe seu comentário
Publicidade
