“Shows e entrada no Parque de Exposições da Fazendinha serão gratuitos”, afirma secretária Ilziane
Em combate às fakes news que circularam em grupos de mensagens, a secretária estadual de comunicação reforça importância de combate à desinformação nos meios digitais

Wallace Fonseca
Estagiário
Nos últimos dias, muito tem se comentado sobre a 52ª Expofeira, sobretudo a respeito dos eventos musicais e do espaço onde se dará o evento. No entanto, circulam nas redes sociais e em grupos de troca de mensagens informações enganosas a respeito do evento, como a cobrança de entrada para shows e para os estandes de vendas, o que são informações falsas, conforme informou Ilziane Launé, secretária estadual de comunicação, na manhã desta terça-feira, 26, no ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9).
“Temos uma preocupação muito grande relacionada às fakes news; são notícias mentirosas que circulam nas redes e já vêm com objetivo de causar polêmica, desconforto e até prejudicar a população. Estivemos reunidos no último fim de semana no Rio de Janeiro, todos os secretários de comunicação do Brasil; tínhamos 25 secretários lá. Discutimos também sobre o Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação”, disse Ilziane.
A secretária também disse que esta é a primeira vez que um conselho é criado no Brasil, para tratar das fake news. “O ponto principal foi relacionado a noticias falsas; elas vêm causando sérios prejuízo à população, e agora neste momento em especial que vivemos, véspera da Expofeira, começamos a ver fake news no Amapá circulando em relação a ações do evento”, disse a secretária.
As mais recorrentes notícias falsas são referentes a valores que seriam cobrados durante o evento. “A de que os shows da Expofeira serão pagos, foi a primeira que identificamos, rodou muito nesse fim de semana, e aí nós começamos a verificar e a tentar combater. A segunda é que a entrada no Parque de Exposições da Fazendinha seria pago também. Então você tem dois fatos criados com um único objetivo: prejudicar a realização do evento”, informou Ilziane.
A secretaria estadual de comunicação reforça que não serão cobrados valores; a entrada no espaço do evento, assim como todos os acontecimentos musicais, seguem sem custos aos visitantes. “Queremos que as pessoas que têm algum tipo de dúvida busquem os veículos oficiais, o site do governo, as redes sociais para que não sejam iludidas e fiquem repassando mentiras”, finalizou Ilziane.
Deixe seu comentário
Publicidade
