Cidades

Simulação de salvamento com vítimas presas entre ferragens mos

Aprenizado é colocado em prática



 

Uma simulação de salvamento com vítima presa entre as ferragens mostrou toda a preparação da nova equipe de resgate do Corpo de Bombeiros treinada para salvar vítimas de acidente trânsito presas entre ferragens de veículos.

A demonstração ocorreu durante a cerimônia de encerramento do Curso de Salvamento Veicular (CSV), que foi coordenado pela Academia Integrada de Formação e Aperfeiçoamento (Aifa) – instituição vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

O curso, que teve dez dias de intensas aulas teóricas e práticas, especializou 13 militares em técnicas de acesso e abertura de ferragens, combate a incêndio em veículos, atendimento pré-hospitalar, entre outras. Outros 12 participantes não conseguiram atingir o índice de excelência exigido pelo treinamento e terminaram reprovados.

De acordo com o coordenador do curso, tenente Félix Miranda, que se especializou neste tipo de ação em outra duas unidades da Federação e fora do país, na Alemanha, este tipo salvamento exige trabalho em equipe e autocontrole para atender pessoas com os mais diversos traumas e abaladas emocionalmente.

“Diante dos riscos no local do acidente, como uma explosão, por exemplo, o fator tempo-resposta é primordial. Por isso, nós aplicamos procedimentos com o objetivo de fazer a retirada da vítima em segurança num tempo máximo de dez minutos, dependendo das condições de resgate”, explicou o coordenador.

A demonstração simulou três cenários de ocorrência com vítimas: isoladas em um carro virado, dentro de veículos em um engavetamento, e presas debaixo de rodas de um carro. Segundo o tenente Félix, a nova equipe está capacitada para identificar a gravidade dos ferimentos de cada vítima e definir prioridades de salvamento de acordo com os sinais vitais de cada pessoa. “Esses militares foram treinados para ter capacidade de tomada de decisão nas situações mais complexas”, completou o oficial.

Para aumentar a qualidade do curso, a Sejusp também articulou a vinda de outros dois instrutores, dos Estados de São Paulo e Minas Gerais. O tenente Jonas Campos, do Corpo de Bombeiros da capital mineira, disse que a iniciativa do Amapá mostra atenção com o atendimento à população amapaense. “Todas as pessoas estão sujeitas aos acidentes de trânsito, daí a importância desse curso. Por isso, a nossa vinda ao Amapá mostra que os gestores da Segurança Pública estão preocupados em ter equipes bem preparadas para salvar vidas”, avaliou o militar.


Deixe seu comentário


Publicidade