Cidades

Sindicato protocola representação contra suspensão de testagem em massa para covid-19 na Unifap

A realização dos testes teria sido suspensa de forma unilateral pela reitoria da Universidade


O Sindicato dos Docentes da Universidade Federal do Amapá (SINDUFAP) ingressou, nesta terça-feira (1º), com representação contra a Universidade Federal do Amapá (Unifap) para cobrar a retomada da testagem em massa dos servidores, discentes e terceirizados da universidade para covid-19.

De acordo com o sindicato, o atual reitor da Unifap decidiu, de forma unilateral e sem oitiva ou deliberação do Conselho Superior Universitário, suspender a testagem em massa para covid-19, prevista para iniciar hoje, 1º de setembro, no campus de Mazagão, sob a alegação de ausência de debate sobre o retorno das atividades pedagógicas presenciais.

O sindicato reitera que o projeto de testagem em massa da comunidade acadêmica foi acompanhado de forma ampla pelo Conselho Superior Universitário, que é a instância maior de deliberação da Instituição de Ensino (IES).

A suspensão da realização dos testes para covid-19 vai de encontro às normas internas da própria IES e fere a democracia universitária, visto que a testagem em massa foi aprovada pela maioria dos servidores, alunos e terceirizados da universidade e tem entre os objetivos auxiliar o Conselho Superior Universitário para estudar e analisar o retorno gradual das atividades acadêmicas.

Outro fator que motivou a representação foi a preocupação do Sindufap quanto a validade dos materiais comprados para a ação, os quais tiveram investimento do erário para aquisição dos testes rápidos, compra de equipamentos, treinamento de equipes e toda uma comoção da comunidade acadêmica para o início da testagem em massa para covid-19.


Deixe seu comentário


Publicidade