Cidades

Síndromes gripais levam à lotação de UBSs em Macapá

Como medida de contenção dos casos, a prefeitura da capital passa a ofertar vacinas contra Covid-19, Tríplice Viral e Influenza em mais de 20 pontos de imunização, a partir desta segunda (27).


Fotos: Joelson Palheta/DA

Railana Pantoja
Da Redação

 

Período de chuvas, mudança de clima e aglomerações de fim de ano formam o ‘combo fundamental’ para disseminação de síndromes gripais, como a causada pelo vírus Influenza (gripe) e pelo novo coronavírus (Covid-19). Em Macapá, a alta de casos de síndromes gripais tem levado à lotação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Neste domingo (26), as UBSs Congós, Lélio Silva e Perpétuo Socorro registraram grande demanda de atendimentos. Uma usuária do SUS, que buscou atendimento nesta segunda (27) na UBS Lélio Silva, na zona zul, relatou ter desistido após muita espera. “Cheguei cedo, minha senha era a 72 e até agora não fui atendida. Estou levando meu filho para outra UBS, para que ele possa ser atendido e medicado, pois aqui no Lélio não tem médico e enfermeiro disponíveis. Tem muita gente aguardando atendimento”, reclamou a usuária do SUS, que não quis se identificar.

Em resposta, o subsecretário de Saúde de Macapá, Kleverton Siqueira, disse que irá verificar a denúncia, pois a unidade dispõe de médicos e enfermeiros 24h.

“Não ter médico e enfermeiro é praticamente impossível, mas iremos verificar o que ocorreu hoje (27). O que está acontecendo é que estamos num período sazonal, onde as pessoas estão mais vulneráveis à gripe, com um diferencial este ano: hoje temos vários vírus causando síndromes gripais. Isso já era esperado, tanto que a prefeitura se preparou e abriu vários pontos para atender essa alta demanda do período de dezembro a março”, explicou o subsecretário de Saúde de Macapá, Kleverton Siqueira.

A prefeitura realizou mudanças nos atendimentos das unidades de saúde. O Centro Covid Santa Inês, que estava atendendo pacientes com qualquer síndrome gripal, retomou no sábado (25) a exclusividade para covid-19. Quem estiver com qualquer outra síndrome gripal deve procurar as UBSs de urgência e emergência: Lélio Silva, Congós, Marabaixo, Fazendinha, Marcelo Cândia e Perpétuo Socorro.

Além disso, a prefeitura também garantiu que vai ampliar o número de equipes de saúde nos postos neste período. Outra medida adotada para conter os casos de síndromes gripais é a oferta das vacinas contra Covid-19, Tríplice Viral e Influenza em mais de 20 pontos de imunização, a partir desta segunda (27).

 

UBSs
As UBSs que atendem para vacinação funcionarão das 8h às 12h e das 14h às 18h e os imunizantes estarão disponíveis nas Unidades Básicas: Brasil Novo, BR-210, Novo Horizonte, Marcelo Cândia, Pedro Barros, Pedrinhas, Raimundo Hozanan, Padre Raul Matte, Leozildo Fontoura, São Pedro, Rosa Moita, Lélio Silva, Marabaixo, Cidade Nova, Pacoval e Perpétuo Socorro.

 

Pontos extras e Drive-Thru
Os pontos de vacinação do Macapá Shopping, Amapá Garden Shopping, Villa Nova Shopping, além dos pontos de drive-thru da Praça Floriano Peixoto, Curiaú e Zerão, funcionarão das 9h às 15h.

Para receber qualquer vacina, é necessário apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência, CPF e carteira de vacinação. Para as pessoas com alguma comorbidade, é necessária a apresentação de laudo médico.


Deixe seu comentário


Publicidade