Sine qualifica mão de obra da construção civil para o mercado de trabalho
No total 275 profissionais, já cadastrados, participarão de cursos em seis áreas diferentes. Capacitação começa na próxima segunda-feira.

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) inicia na próxima segunda-feira (03) cursos de qualificação contemplando seis funções da construção civil. Ouvido por uma equipe de reportagem do programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90,9) nesta sexta-feira, o diretor do Sine no Amapá, Júnior Braga, explicou que o objetivo é assegurar oportunidade de inserção dos trabalhadores no mercado de trabalho formal. Essa qualificação, segundo ele, exclusiva para os trabalhadores já cadastrados no Sine, é gratuita.
“Este mês a gente teve aumento no número de contratações no Amapá, elevando significativamente a taxa de desemprego, e é a construção civil que está impulsionando o emprego, tanto que no estado o setor é responsável por 45% da contratação da mão de obra menos qualificada; e o trabalhador está nos procurando, buscando qualificado, e foi pensando nisso que o Sina em parceria com o Senai está fazendo essa qualificação, para oferecer mão de obras mais qualificada para o mercado de trabalho. Iniciamos as inscrições em junho e os cursos iniciarão na próxima segunda-feira, contemplando 275 trabalhadores em seis áreas diferentes, entre elas almoxarife, encanador e desenhista industrial”, relatou.
Perguntado se os trabalhadores que não se cadastraram no Sine podem fazer os cursos, o gerente disse que não, porque as vagas já foram preenchidas seguindo a ordem da inscrição. “Infelizmente este ano não tem mais como atender, porque a gente trabalha com um cronograma das instituições, nesse caso o Senai e o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial); mas a partir de fevereiro de 2019 vamos iniciar uma nova etapa de inscrição; no entanto, independentemente de qualificação os trabalhadores podem se cadastrar diariamente no Sine, pois temos vagas disponíveis em várias funções”.
Deixe seu comentário
Publicidade
