Cidades

Sistema de drenagem deve amenizar problemas no Santa Rita

A Prefeitura de Macapá continua com os trabalhos de ampliação do sistema de drenagem



 

A Prefeitura de Macapá continua com os trabalhos de ampliação do sistema de drenagem de águas pluviais do canal natural de escoamento da Bacia do Sá Comprido, no bairro Santa Rita. A ação tem como objetivo minimizar os alagamentos que acontecem nas vias Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Professor Reinaldo Damasceno, Silas Salgado e Almirante Barroso. 

O Departamento de Drenagem de Águas Pluviais (DDAP) da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) está responsável em executar a obra, que consiste em duplicar a vazão das águas e desviar o curso natural do canal.

A medida é necessária, pois algumas residências foram construídas de forma irregular e ocuparam, aterraram e estreitaram o leito do canal, impedindo o fluxo imediato de escoamento das águas.

A intervenção foi determinada pelo prefeito Clécio Luís para minimizar o sofrimento dos moradores atingidos todos os anos durante o período de chuva no bairro Santa Rita. Com a construção do desvio e a duplicação da vazão, os alagamentos serão minimizados, garantindo a melhoria da mobilidade no local.

O canal da Bacia do Sá Cumprido é um dos exemplos da ocupação desordenada. Aterrado para a construção de algumas residências, hoje possui aproximadamente 1,5 metro de largura. O estreitamento do curso do canal, aliado ao lixo, que é descartado no canal de forma irresponsável, prejudica a vazão das águas da chuva, ocasionando o alagamento das vias.


Deixe seu comentário


Publicidade