Sistema Estadual de Vacinação da Covid-19 é estruturado no Amapá
O plano aponta quais ações devem ser executadas para garantir a imunização dos amapaenses quando uma vacina for autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Railana Pantoja
Da Redação
O governador do Amapá, Waldez Góes, reuniu na noite desta quarta-feira (09) com representantes da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) para tratar sobre um plano de vacinação contra o novo coronavírus no estado.
Chamado de Sistema Estadual de Vacinação da Covid-19, o plano aponta quais ações devem ser executadas para garantir a imunização dos amapaenses quando uma vacina for autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“O Sistema ainda será apresentado nesta sexta-feira (11) pelo governador Waldez, mas, ele [governador] já tirou, em linhas gerais, quais são as articulações do Estado para a recepção dessas vacinas. O governo já adiantou e fez uma avaliação acerca da nossa capacidade técnica instalada: o que temos hoje na nossa rede de frio? Qual nossa capacidade de armazenamento para não perder as doses recebidas? Essas são as primeiras perguntas. Nós temos, sim, condições. Temos capacidade de 37 mil litros na primeira câmara fria e estamos ajustando uma outra para adquirir mais 27 mil litros”, anunciou Dorinaldo Malafaia, superintendente da SVS no Amapá.
Além das câmaras frias, o superintendente disse que o Amapá possui geladeiras com capacidade de -70º C. “Seria justamente uma das possibilidades se a Pfizer, que é uma das vacinas apresentadas, fosse aprovada, já que a vacina deles tem que ser armazenada em -70º C”, explicou.
Dorinaldo informou que, embora o estado tenha essa capacidade, será necessário ampliar a rede, pois “não vamos ter que apenas receber a da covid, mas também as demais, como do sarampo e da influenza”.
Recurso
O governo do Amapá anunciou o investimento de R$ 1,5 milhão para ampliação da rede de frio estadual, que compreende o armazenamento, conservação, manipulação, distribuição e transporte da vacina.
Deixe seu comentário
Publicidade


