Situação da praia do Goiabal é crítica e requer construção de ponte, diz Setrap
Secretário estadual de transportes envia técnicos para região alagada que constatam gravidade que isola atração turística no litoral amapaense

Cleber Barbosa
Da Redação
A Secretaria de Estado dos Transportes (Setrap) enviou nesta sexta-feira, 27, técnicos para a região do ramal de acesso à Praia do Goiabal, no município de Calçoene, distante 380 quilômetros de Macapá. A avaliação é de que a situação é crítica e vai exigir reparos imediatos e a construção de uma ponte.
Segundo o secretário Valdinei Amanajás, novo gestor da Setrap, embora recorrente para esta época do ano, quando a sede do município costuma ficar cercada pela elevação das águas da Região dos Lagos, desta vez a situação é bem mais grave e vai exigir medidas saneadoras de longo prazo.
Uma das primeiras conclusões dos técnicos enviados por Amanajás é de que somente aterro e instalação de galerias não resolve o problema. “Há a necessidade de construção de uma ponte de pelo menos 150 metros para a travessia do pior trecho da estrada, que está totalmente submerso”, disse ele.
Essa ponte, inicialmente, deverá ser construída em madeira mesmo, até que uma solução definitiva possa ser concebida pelo estado.
Também não se tem informações sobre famílias desalojadas ou desabrigadas, pois desde o estrangulamento da via, no início da semana, carros ou caminhões não conseguem passar pelo trecho e chegar até a comunidade do Goiabal – única praia de água do mar acessível no litoral do Amapá.
Até o fim de semana, a Setrap já havia enviado duas missões de reconhecimento e avaliação dos danos ao leito da estrada e uma visita do governador Clécio Luís ao local poderá acontecer após seu retorno de viagem oficial à Brasília.
Deixe seu comentário
Publicidade

