Cidades

Sobe para 64 os casos suspeitos de Coronavírus monitorados pela Prefeitura de Macapá

Após coleta de exame, eles foram liberados para isolamento domiciliar por apresentar sintomas leves da doença, recebendo kits de máscaras e recomendações sobre cuidados básicos.


O Município de Macapá passa a monitorar 64 casos suspeitos de Coronavírus, dos novos 14 registrados na madrugada do dia 19 de março. Doze foram atendidos em Unidades Básicas de Saúde e dois em hospital particular, mas que realizaram coleta de exame e são acompanhados também pela vigilância municipal. Após coleta de exame, eles foram liberados para isolamento domiciliar por apresentar sintomas leves da doença, recebendo kits de máscaras e recomendações sobre cuidados básicos.

 

A plataforma criada pelo Ministério da Saúde para a notificação de casos continua apresentando instabilidade e, por isso, dos 64 casos até o momento, somente 18 foram registrados, o que inviabilizou a Vigilância Epidemiológica do município de fazer a inserção e atualização dos demais casos no sistema. Além de receberem o primeiro atendimento, estão sendo monitorados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica quanto à evolução clínica.

 

Ao Município cabe o primeiro atendimento e avaliação de casos suspeitos com sintomas da doença em todas as Unidades Básicas de Saúde, de acordo com o fluxo de atendimento definido pela Secretaria Municipal de Saúde. O protocolo trata das providências a serem tomadas quando pacientes suspeitos da síndrome respiratória buscarem atendimento em uma unidade do Município.

 

A prefeitura também realiza a coleta de amostras biológicas dos pacientes para a realização do exame, que diagnostica a doença. A coleta é feita nas unidades Lélio Silva e Marcelo Candia e, posteriormente, enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Estado, que tem a responsabilidade de fazer o envio das amostras para o laboratório de referência da Região Norte, que é o instituto Evandro Chagas, no Pará.

 

Quando devo procurar uma UBS 

 

A população pode buscar os serviços nas UBS’s quando apresentar os sintomas iniciais do vírus, como febre, tosse, dor de garganta e coriza e dificuldade respiratória para receber uma avaliação. Se após o procedimento o profissional entender que o quadro se encaixa em uma suspeita, ele realizará os procedimentos previstos no fluxograma de atendimento adotado pela saúde municipal.

 

Dicas de prevenção e orientações 

 

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, ou usar álcool em gel quando a primeira opção não for possível;

 

  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca;

 

  • Ficar em casa quando estiver doente;

 

  • Usar um lenço de papel para cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, e descartá-lo no lixo após o uso;

 

  • Evitar aglomerações;

 

  • Pessoas que estiverem voltando de locais com grande transmissão devem fazer auto isolamento por sete dias;

 

  • Não compartilhar copos, talheres e objetos de uso pessoal;

 

  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;

 

  • Manter ambientes bem ventilados e higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

 

  • Abrir portas e janelas com frequência para a circulação de ar;

 

  • Higienizar fechaduras, portas e corrimão de escadas.

Deixe seu comentário


Publicidade