Cidades

Startup certificada com Selo Amapá conquista 1º lugar do Programa Mulheres Inovadoras Finep 2023

Empresa produz móveis de madeira maciça sustentável com madeira 100% certificada


 

A Ybirá Biodesign da Amazônia é a primeira Startup Indústria do Estado do Amapá na produção de móveis de madeira maciça sustentável com madeira 100% certificada.

 

A CEO Founder da Startup Ybirá Biodesign da Amazônia, Alessandra Bezerra, comemora o fato inédito de levar o nome do Estado do Amapá ao pódio, em 1º lugar, na 4ª edição do Programa Mulheres Inovadoras Finep, 2023, da região Norte. Programa ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, do governo federal.

 

A empresa produz móveis de madeira maciça sustentável com madeira 100% certificada e é a primeira Startup Indústria do Estado, certificada com o Selo Amapá, uma política pública do governo do estado, que atesta a origem, fortalece as características da região, agrega valor social, econômico, ambiental e cultural aos produtos genuinamente amapaenses, que ganham força e competitividade no mercado, especialmente no comércio exterior.

 

O programa Mulheres Inovadoras Finep é dividido em duas etapas, onde no primeiro momento são selecionadas 6 startups de cada região do Brasil, para serem aceleradas durante três meses, através de mentorias coletivas e individuais, além de compartilhamento de conhecimento e orientação sobre mercado,  modelo de negócio, marketing, tecnologia e inovação.

 

A segunda etapa consiste em entregar um pitch deck com todas as informações sobre a startup, produto ou serviço que desenvolve, mercado que atua, persona, visão, tecnologia que utiliza, problema e solução, dentre outros pontos.

 

A apresentação do Pitch Deck da Ybirá para a banca avaliadora foi realizada no dia 6 de dezembro e no dia 12 de dezembro foi publicado o resultado oficial no site da Finep. Na última segunda-feira, 18, a CEO Alessandra Bezerra recebeu o prêmio.

 

“É uma felicidade muito grande, receber esse prêmio; aproveitamos a oportunidade para agradecermos ao governo do estado, pois, a partir da aquisição do Selo Amapá em outubro de 2022, muitas oportunidades surgiram, como a participação na feira do Selo Amapá,  que foi sucesso de vendas e de público. Fizemos o Programa de Qualificação para Exportação – Peiex da Apex8 Brasil, com a ampliação da nossa unidade de produção fomos rankeados pela Apex para participar da primeira rodada de negócios internacionais, o ‘Exporta mais Brasil’,  onde tivemos a oportunidade de fechar negociações com compradores da Alemanha. Participamos da 52ª Expofeira, que foi outro grande sucesso e agora, a felicidade deste prêmio.  Então, só temos a agradecer”, destacou Alessandra

 

O 1º lugar do prêmio coloca o estado do Amapá em projeção nacional, dando destaque à sustentabilidade e à inovação como forma de impulsionar e garantir um futuro com consciência socioambiental.

 

“Manter a nossa floresta preservada e ao mesmo tempo promover produtos de alto valor agregado com a reutilização de resíduos de madeira maciça sustentável é mais do que um desafio, é a nossa principal missão”,  frisou a CEO.

 

De acordo com o diretor- presidente da Agência Amapá, Jurandil Juarez, o governo do estado, através da Agência Amapá e em conjunto com o setor produtivo, tem buscado criar um ambiente de negócios que impulsione e favoreça o desenvolvimento da economia amapaense.

 

 

“Parabenizamos Alessandra Bezerra e a Ybirá, pela importante premiação que traz para o estado, especialmente por ser uma empresa do Selo Amapá, que tem a marca da produção amapaense. A Ybyrá também é um dos dez empreendimentos que serão implantados no Condomínio Industrial de Bioeconomia – Startups criado pelo governo do estado, através da Agência Amapá, no Distrito Industrial de Santana. Essa conquista deverá servir de exemplo para influenciar outros empreendedores a buscarem o apoio técnico da Agência Amapá como ferramenta para alçarem novos voos”, pontuou Jurandil Juarez.

 


Deixe seu comentário


Publicidade