Superintendente da SVS afirma que Amapá receberá novas doses da CoronaVac
Dorinaldo Malafaia afirmou que a SVS recebeu informações do PNI (Programa Nacional de Imunização) que mais doses da CoronaVac devem chegar ao Amapá neste sábado (01).

Lana Caroline
Da Redação
Chegaram na tarde desta quinta-feira (29), ao Amapá, mais 12.450 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 12.250 da Astrazeneca e 200 da CoronaVac. Na manhã desta sexta-feira (30) durante entrevista ao programa LuizMeloEntrevista (Diário 90,9FM), o superintendente de Vigilância em Saúde do Amapá, Dorinaldo Malafaia, afirmou que as doses serão distribuídas aos municípios e explicou sobre o atraso da CoronaVac.
“A falta da vacina se deu pela interrupção do Butantan, pois teve atraso do IFA, matéria prima para fazer a vacina, e consequentemente isso interrompeu a produção, provocando atraso de pelo menos 15 dias. É um problema grave, porque muita gente precisa tomar a segunda dose da vacina.”
Segundo Malafaia, a SVS recebeu informações do PNI (Programa Nacional de Imunização) que mais doses da CoronaVac seriam enviadas ao Amapá e que chegarão neste sábado (1). Esses imunizantes, somados aos que já foram recebidos na quinta-feira (29), serão organizados para que possa haver a distribuição equilibrada para todos os municípios.
“Estou organizando da seguinte forma: ter uma resolução, uma nota técnica do PNI, e, a partir dessa autorização, juntar as doses e fazer uma distribuição mais equilibrada. Se eu faço a distribuição de imediato, sem a orientação do PNI, eu vou ter que fazer uma restrição muito grande. Só chegaram 200 doses e não tem como estabelecer algo que não seja equilibrado pra todo mundo, principalmente, com uma ordem de prioridade, pois tem muita gente esperando”, afirmou Dorinaldo.
Sobre as vacinas da Pfizer, que chegaram ao Brasil nesta sexta, a SVS aguarda o posicionamento do PNI para serem feitas as distribuições para os estados. A expectativa é de que as doses cheguem no Amapá até a segunda-feira (03). Para o armazenamento deste imunizante, Malafaia afirma que ficarão no Centro de Imunobiológicos, dentro da SVS. Ainda não foi divulgado o quantitativo do imunizante que o Amapá irá receber.
“Nós temos uma capacidade para o acondicionamento de 37 mil doses. Nós temos, também, os freezer -80C° e -70C° para receber essas vacinas.”
A estratégia da SVS [de acondicionamento da vacina da Pfizer] é concentrar-se nos municípios mais populosos (Macapá e Santana) para que depois], possa haver um remanejo de doses para os municípios mais distantes.
“Nosso plano de imunização estadual está bem organizado, independente do PNI. Fizemos previsão para todas as vacinas e todas elas foram previstas no plano logístico do estado”, encerrou Malafaia.
Deixe seu comentário
Publicidade
