Cidades

Superintendente da SVS nega troca na quantidade de vacinas contra a covid-19 entre o Amapá e o Amazonas

Dorinaldo garante que o estado recebeu as 78 mil doses programadas pelo Ministério da Saúde


Paulo Silva
Da Redação

 

O superintendente da Superintendência de Vigilância e Saúde (SVS) no Amapá, Dorinaldo Malafaia, disse na tarde desta quarta-feira (24) desconhecer qualquer troca na quantidade de vacinas contra a covid-19 enviadas ao Amapá e ao estado do Amazonas pelo Ministério da Saúde (MS).

 

De acordo com Malafaia, o Amapá recebeu 78 mil doses em cinco volumes da vacina da Oxford/Astra Zeneca, conforme planilha encaminhada dias antes pelo ministério, cuja distribuição para os municípios começa nesta quinta-feira.

 

Na tarde de hoje, a coluna Painel, do jornal Folha de São Paulo, disse que o ministério se atrapalhou e mandou para o Amapá a quantidade de vacinas que deveria ir para o Amazonas; e para o Amazonas a quantidade que caberia ao Amapá. Mas a planilha do ministério cita 78 mil doses, em cinco volumes, para o Amapá. A mesma planilha cita duas mil doses para o Amazonas em apenas um volume.

 

A polêmica se estabeleceu depois que o estado do Amazonas anunciou o recebimento de apenas duas mil doses contra a covid-19, das 120 mil previstas pelo ministério. O governo informou que o envio do restante das doses ainda seria definido em cronograma do ministério.

 

No dia 12 deste mês, em Manaus, o ministro Eduardo Pazuello afirmou que as novas doses chegariam na segunda-feira (22). No fim de semana, o governo estadual afirmou que a chegada havia sido adiada para terça (23), o que também não ocorreu.

 

O Brasil recebeu, na terça-feira, 3,2 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. Para o Amazonas, o Ministério da Saúde deveria enviar 78 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca e 42 mil doses da CoronaVac.

 

“Não recebemos nenhuma notificação do Ministério da Saúde sobre troca na quantidade de vacinas destinadas ao Amapá e ao Amazonas, e amanhã (quinta-feira) começaremos a distribuição entre os municípios”, informou Dorinaldo.


Deixe seu comentário


Publicidade