Superintendente do INSS reforça importância do MEI para autônomos
Ana Isabel Roman informou em entrevista na Diário FM que trabalhadores informais com cadastro de microempreendedor individual têm direito a benefícios, como auxílio doença, por exemplo

Douglas Lima
Editor
O programa Ponto de Encontro (Diário FM 90,9) recebeu a superintendente do INSS no Amapá, Ana Isabel Roman, que entre outras coisas falou sobre a importância do cadastro do MEI e as novas regras para a aposentadoria em 2025.
A superintendente reforçou a importância do cadastro do MEI (Microempreendedor Individual) para os autônomos e trabalhadores informais que buscam receber benefícios, como auxílio doença, exemplificando que, caso o indivíduo sofra algum acidente que o venha impedir de trabalhar, terá acesso ao recurso. “Se você está no sistema previdenciário, você tem direitos”, disse.
“Para ter benefícios do INSS, como se aposentar, é importante ter a carteira assinada, e no caso dos autônomos, o MEI, que é 5% de um salário mínimo, e dos segurados especiais, é ter os documentos em dia. Isso basta para ter acesso aos benefícios. “Mesmo que a pessoa não contribua diretamente, ela precisa comprovar atividade”, atentou.
Sobre a aposentadoria em 2025, Ana disse que, para as mulheres, a idade mínima é de 62 anos, e 30 anos de contribuição, que devem somar 92 pontos; já para os homens, a idade mínima é 65 anos, e tempo de contribuição que some 102 pontos. “Parece complicado, mas você pode baixar o aplicativo Meu INSS e fazer uma simulação da sua situação”, concluiu.
Deixe seu comentário
Publicidade

