Cidades

Tarifa de ônibus pode ser reajustada para R$ 3,40 em Macapá

Pedido do Setap está sendo analisado pela CTMac, mas quem vai dar a palavra final é a Câmara de Vereadores


 Em entrevista concedida na manhã desta terça-feira, 07, ao programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90.9), o assessor de comunicação social do sindicato das empresas de ônibus do Amapá (Setap), jornalista Renivaldo Costa, anunciou em primeira mão que a passagem de ônibus em Macapá pode saltar dos atuais R$ 2,75 para R$ 3,40. Segundo ele, o reajuste que está sendo pleiteado pela categoria patronal representa apenas uma reposição da inflação acumulada nos últimos 12 meses.

“O ultimo reajuste ocorreu em setembro de 2015, com uma defasagem tarifária de R$ 03,5. O reajuste que está sendo solicitado hoje diz respeito apenas à inflação acumulada nos últimos 12 meses, passando de R$ 2,75 para R$ 3,40. Quando houve o reajuste para R$ 2,75, a passagem era de R$ 3,10, mas o percentual não foi aceito pela prefeitura; através de acordo chegou-se ao meio termo; é importante esclarecer que o reajuste para R$ 3,40 cobre apenas a inflação acumulada e o INPC do período”, explicou.
Segundo Renivaldo Costa, para evitar defasagens e com o objetivo de criar mecanismos para fazer esses reajustes, o Setap está propondo à Câmara de Vereadores a criação do calendário tarifário: “Estamos elaborando esse calendário tarifário justamente para que o reajuste seja anual sem impactar no bolso contribuinte. A proposta está sendo elaborada e será levada à Câmara”.
Questionado sobre os compromissos assumidos pelo Setap por ocasião do último reajuste concedido, Renivaldo Costa ponderou que, apesar da defasagem de R$ 0,35 entre o que foi pedido e o valor autorizado o sindicato deu a contrapartida exigida, isto é, a construção e recuperação de abrigos de ônibus na capital:

– Recordo que na primeira gestão do prefeito Clécio Luís foi feito um levantamento e chegou-se a 560 pontos de ônibus para pouco mais de 250 abrigos, menos da metade, portanto, dos locais de parada com cobertura; diante desse quadro a prefeitura procurou alternativas; uma delas foi a atualização tarifaria mediante o compromisso de construir 20 abrigos; esses abrigos foram construído, mas em contrapartida o Poder Público conseguiu construir poucos abrigos, ficando uma defasagem muito grande cauda da demanda cada vez mais crescente.

O assessor do Setrap detalhou a tramitação da proposta de reajuste: “O pedido foi protocolado na CTMac (Companhia de Trânsito de Macapá), em seguida vai para a Câmara, que dará o seu parecer e posteriormente vai para o prefeito; após isso, a proposta é encaminhada de volta para a Câmara, que após audiência pública o relatório será submetido ao Plenário, para a necessária homologação”.
Conforme adiantou Renivaldo Costa, há necessidade de construção de mais abrigos, e a prefeitura tem envidado esforços nesse sentido, mas as tentativas de compartilhamento com a iniciativa privada e a exploração publicitária não deram certo: “Infelizmente essas tentativas, através da parceria pública privada não tiveram o êxito necessário; o sindicato patronal está – como sempre esteve – disposto a ajudar, até mesmo com a construção de mais 20, 30 abrigos, mas para que isso aconteça há necessidade de se fazer atualização tarifaria”.

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