Cidades

Tartarugalzinho confirma registro de 16 casos de dengue

População teme que doença se alastre por causa das chuvas e do acúmulo de lixo em toda a cidade



 

Pelo menos 16 casos de dengue foram confirmados em Tartarugalzinho, distante 203 quilômetros de Macapá. De acordo com a Secretaria de Saúde do Município, os casos foram registrados em pacientes examinados entre os dias 5 e 22 de fevereiro. O número pode ser maior a partir do resultado de novos exames coletados em pessoas que relataram sintomas atribuídos a doença, como febre, vômito e dores pelo corpo.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Marlene Rezende, no mesmo período em 2014 nenhum caso foi registrado. Ela atribuir a ocorrência da doença aos casos ao início do período de chuvas e ao lixo acumulado em ruas e quintais, acrescentando que os agentes de endemias sempre estão procurando focos dentro da cidade e nos surpreendeu esse aumento. A Vigilância Epidemiológica está monitorando o resultado desses exames.

Na tentativa de reduzir os focos do mosquito Aedes Aegypti, a Prefeitura de Tartarugalzinho programou para a próxima quinta-feira, 12, uma ação de limpeza com distribuição de panfletos em toda a cidade. “Vamos começar com palestras nas escolas e depois fazer uma grande mobilização nas ruas do município conscientizando a população para a limpeza de casas e quintais. Nós gestores, temos nossa responsabilidade, mas os moradores também têm que fazer a parte deles, não deixando tampas, copos e recipientes jogados”, pontuou a Secretária.

A diretora do único hospital do município, Maria Dulcineia Souza, teme que o surgimento de novos casos acabe sobrecarregando o atendimento no município: “Muitas pessoas chegam à unidade relatando o mesmo problema e nós temos que atender. Até o momento, a maioria dos pacientes que tiveram a amostra confirmada foi liberada, porém nunca tivemos tanta gente assim com dengue”.


Deixe seu comentário


Publicidade