Cidades

Tartarugalzinho receberá primeira usina solar pública do estado

Segundo Luiz Carlos Gomes dos Santos Júnior, secretário estadual das cidades, o uso de energia fotovoltaica economizará até R$ 2 milhões por ano nas contas públicas


 

Douglas Lima
Editor

 

Em entrevista ao programa ‘Togas e Becas’ (Diário FM 90,9), na manhã deste sábado, 22, o secretário estadual das cidades, Luiz Carlos Gomes dos Santos Júnior, falou, entre outros pontos, sobre a primeira usina solar do Amapá, a ser instalada no município de Tartarugalzinho.

 

 

Em sua fala, o secretário explicou a escolha do município para a instalação da usina solar, dizendo que dois pontos foram levados em consideração: a capacidade de potência de rede e disponibilidade de terreno. Segundo Luiz Carlos, Tartarugalzinho atende os principais critérios, já tendo inclusive dez hectares disponíveis, doados para o governo do estado. “A usina já está sendo construída sem a necessidades de muitas obras complementares”, revelou.

 

Sobre o impacto nas contas públicas de Tartarugalzinho e demais municípios da Região dos Lagos (Calçoene, Pracuuba e Oiapoque), o secretário Luiz Carlos falou que as contas de consumo de energia elétrica da educação e saúde serão compensadas, caindo para quase zero, possibilitando investimento em outros setores. “Em uma conta rápida, poderão ser quase dois milhões por ano que podem ser destinados para a pavimentação, por exemplo”, destacou.

 

 

Finalizando, o secretário falou da posição do Amapá no cenário da preservação ambiental, citando a vanguarda no objetivo de substituição do combustível fóssil e das potencialidades da energia solar. “A descarbonização é a compensação do uso de energia não renovável por energia limpa; queremos que o carbono chegue a zero ou que fique negativo. Queremos economizar dinheiro, gerar energia limpa e nos manter como o estado mais preservado no ponto de vista  ecológico”, concluiu.

 


Deixe seu comentário


Publicidade