Taxa de incidência de casos da covid no Amapá está em aproximadamente 65%
De acordo com a secretária adjunta de Enfrentamento à Covid-19 no Amapá, a médica pneumologista Maracy Andrade, Macapá é o município com maior taxa de incidência e Itaubal apresenta a menor.

Railana Pantoja
Da Redação
Secretária adjunta de Enfrentamento à Covid-19 no Amapá, a médica pneumologista Maracy Andrade confirmou na manhã desta segunda-feira (30) que, de acordo com o relatório epidemiológico divulgado em 23 de novembro, houve uma incidência de 64,5% no número de casos do novo coronavírus no estado.
“A gente também observa isso na nossa prática diária, como profissional de saúde. Realmente as pessoas estão adoecendo mais, procurando mais assistência e internando mais também”, reconheceu Maracy Andrade, médica e secretária adjunta de Enfrentamento à Covid no Amapá.
Segundo a especialista, existe um relaxamento de grande parte da população, principalmente em relação ao uso de máscara e distanciamento social.
“Neste relatório, fechado dia 21 e divulgado no dia 23, identificamos que a ausência dessas medidas, por parte da população, é uma das responsáveis pela alta de casos, internações e outras taxas. Por isso, sempre repito: população, faça a sua parte. Tivemos visita de duas médicas da OPAS nesta semana e elas nos assessoraram a respeito de algumas situações que nós vamos seguir. A partir de uma taxa de ocupação de mais de 75%, se determina a ampliação de leitos e que também haja um reforço nas atividades da atenção básica, fazendo com que as pessoas se comprometam novamente”, anunciou.
Durante o período de estabilidade, três centros Covid foram desativados no estado, restando apenas o Centro Covid HU.
“Tivemos várias reduções, e era um gasto muito grande com a Organização de Saúde, R$ 10 milhões por mês, então, fizemos a desmobilização desses leitos. Mas, agora estamos num movimento contrário. Pela questão do relaxamento e das atividades eleitorais, que causaram aglomerações, voltamos a mobilizar novos leitos, além do que já tem no HU”, complementou a médica.
Municípios
Macapá é o município com maior taxa de incidência e Itaubal apresenta a menor.
“Hoje nós temos a classificação vermelha para todo o estado. Mas a gente vem observando alguns municípios, como Porto Grande, com um comportamento que nos deixa em alerta, inclusive pelo número de óbitos. Acompanhamos todos, mas Macapá, Santana e Porto Grande estão realmente sendo alvo de maior acompanhamento”, finalizou Maracy Andrade.
Deixe seu comentário
Publicidade

