Cidades

Taxista tem dados da Certidão de Nascimento trocados e alega erro do cartório

Odair diz que o erro está em uma letra no nome da mãe, na data de nascimento e no CPF colocado, que é de outra pessoa de mesmo homônimo. Ele chegou a ser detido pela polícia.


Railana Pantoja
Da Redação

O taxista Odair José Silva, de 41 anos, relatou em entrevista na manhã desta quarta-feira (12), ao programa LuizMeloEntrevista (Diário 90,9FM) que está passando por um problema muito constrangedor, envolvendo até polícia: os dados da segunda via da Certidão de Nascimento dele foram trocados e isso está impossibilitando a retirada de outros documentos. De acordo com Odair, o erro está em uma letra do nome da mãe, na data de nascimento e no CPF colocado, que é de outra pessoa de mesmo homônimo.

Eu estive no cartório [Jucá] pra tirar segunda via, após perder meus documentos. Fui ao cartório, paguei a taxa e a moça falou pra eu voltar à tarde. Voltei, mas com tanta pressa que eu tava, só olhei meu nome e achei que tava tudo certo e fui embora para o Super Fácil. Chegando ao Super Fácil o rapaz pediu cópia de outro documento antigo, peguei a da primeira identidade e dei. Em vez do moço me falar que os dados estavam errados, não, ele acionou a viatura e falou que eu estava com documentos falsos. Na Delegacia mostrei minha identidade, tiraram cópia do registro também e fui pra casa”, explicou Odair.

2ª via da Certidão com dados errados

Após perceber os primeiros erros, o taxista disse que retornou ao cartório para que os dados fossem corrigidos, mas isso não ocorreu e desde março Odair segue tentando resolver o problema.

“Cheguei lá [no cartório] e a moça disse que do jeito que estava na certidão, estava no livrão. Pedi para ver, que é meu direito, e descobri que vou precisar pagar uma taxa de 144 reais, mas eu não quero pagar esse valor. Tenho cópia da minha antiga identidade provando que foi um erro lá do cartório. Pediram pra eu fazer uma retificação, fiz digitada, mas a moça pediu pra eu fazer à mão e está aqui. Estou sendo prejudicado, não consigo tirar outros documentos”, lamentou.

Odair nasceu em 11/09/1978, mas na 2ª via da certidão consta a data 10/09/1978. O nome da mãe dele é Juventina Silva Correa, na certidão errada está Juvelina Silva Correa. Já o CPF está com todos os dígitos errados. Além do constrangimento, Odair diz que o CPF colocado na certidão apresenta dívidas altas e teme ser cobrado injustamente.

Dados antigos e certos na 1ª identidade

“Tomei um susto, são dívidas de quase 30 mil reais, devendo vários bancos. Fiquei com medo que passassem pra mim, né? Não pode, meu CPF é outro e não esse que está aqui. Na primeira via da certidão está tudo certo, mas nessa aqui está ocorrendo isso. O que eu quero é que resolvam, não vou pagar novamente”, finalizou o taxista.

A reportagem do Diário do Amapá tentou contato com o Cartório Jucá, onde a segunda via foi feita, mas não obteve resposta até o fechamento desta reportagem.


Deixe seu comentário


Publicidade