Cidades

Técnicos da Sesa monitoram unidades de atendimento à covid-19 em Laranjal do Jari

Foram visitados a Unidade de Pronto Atendimento, Hospital Estadual e a UBS Ruinaldo Nascimento, todas referências no atendimento à pacientes com a doença.


Foto: Maracy Andrade

Como parte do monitoramento e avaliação das ações contra a covid-19 no Amapá, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) visitou nesta quinta-feira, 25, as unidades que atendem pacientes com a doença no município de Laranjal do Jari.

Foram visitados o Hospital Estadual de Laranjal do Jari (Helaja), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ambos administrados pelo Governo do Estado, e a Unidade Básica de Saúde (UBS) Ruinaldo Nascimento, escolhida pela Prefeitura Municipal como unidade de referência para o primeiro atendimento aos casos suspeitos ou confirmados de covid-19.

No Hospital Estadual e na UPA foram vistoriadas as alas que atendem exclusivamente pacientes com a covid-19, para verificar as condições de isolamento desses setores no sentido garantir a segurança dos servidores e outros pacientes que também são atendidos nas unidades.

Além disso, na UPA foi acompanhado o andamento das obras na rede elétrica para a instalação de uma Usina de Oxigênio que será enviada pelo Ministério da Saúde.

A secretária adjunta de Enfrentamento à Covid-19, Maracy Andrade, explicou que a visita resultou em um relatório situacional que irá orientar as equipes das unidades no alinhamento entre elas do fluxo de atendimento aos pacientes.

“Ficamos muito satisfeitos com o empenho das equipes. Também estamos verificando a possibilidade de implantarmos um serviço voltado para os pacientes que desenvolveram sequelas em razão da doença”, complementeou Maracy.

 

Ações

Desde o início de fevereiro o Governo do Amapá vem acompanhando a situação da covid-19 em Laranjal do Jari, que em um único dia registrou 15 novas internações, o que gerou um alerta para o Estado, principalmente levando em consideração que o município atingiu 100% de ocupação de leitos clínicos.

Além de enviar dois caminhões com cilindros de oxigênio, triplicando a capacidade de atendimento do Hospital Estadual, está sendo feita de forma contínua a transferência de pacientes para o Centro Covid-19 Hospital Universitário (HU), em Macapá, principal referência no atendimento a pacientes com complicações da covid-19 no Amapá.


Deixe seu comentário


Publicidade