Cidades

Ministério da Saúde ajudam Sesa a ampliar serviços de oncologia

Tratamento do câncer


Técnicos do Ministério da Saúde estão em Macapá desde a última sexta-feira, para dar suporte à A Rede Estadual de Doenças Crônicas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na construção de um plano para ampliação dos serviços de oncologia do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (HCal).
Os técnicos vieram realizar um diagnóstico dos serviços de Oncologia e subsidiar a Sesa na construção do plano, que deve conter a ampliação dos serviços no Estado, como informou o secretário de Saúde, Pedro Leite: “Este plano deveria ter sido construído no ano passado. Estamos resgatando este processo para que possamos manter a habilitação dos serviços junto ao Ministério da Saúde e ampliar com a implantação de novos serviços como de radioterapia”.

Hoje, os casos de usuários que necessitam de tratamentos oncológicos com radioterapia são encaminhados para centros de tratamentos fora do Estado, através do Programa de Tratamento Fora de Domicílio (PTFD).

Cuidado às pessoas
Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo da rede é criar e fazer crescer modelos de atenção à saúde, para fortalecer o cuidado às pessoas com doenças crônicas, de forma que garanta o cuidado integral às pessoas. Nesse momento, o foco está em quatro temas, por serem epidemiologicamente mais relevantes: as doenças renocardiovasculares (hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e insuficiência renal crônica), obesidade, câncer e doenças respiratórias.


Deixe seu comentário


Publicidade