Técnicos e gestores sociais são capacitados pelo Unicef
Capacitação é promovida pelo Governo do Amapá em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef)

Técnicos, conselheiros e gestores de assistência social dos 16 municípios do Estado participaram, nesta quinta-feira, 8, de uma capacitação promovida pelo Governo do Amapá em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Com o intuito de aprimorar a intervenção no eixo de assistência social nos municípios, a abordagem foi realizada de forma a causar aos presentes uma reflexão sobre os serviços prestados às crianças e adolescentes, para que a melhoria nos atendimentos seja constante. O evento foi coordenado pela Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (SIMS) e aconteceu no auditório da Biblioteca Pública Elcy Lacerda.
Na ocasião, uma palestra foi ministrada pelo diretor-geral do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Pará (ICSA/UFPA), Carlos Maciel. O profissional utilizou como pano de fundo para abordar a temática o livro “Boas Intenções não bastam! – Um convite para desvendar a prática com crianças e adolescentes”.
O produto é fruto de um programa de extensão e pesquisa da Universidade, apresentado para o Unicef no ano de 2010 e adaptado para uma linguagem mais clara e objetiva no ano de 2011. Todos os participantes receberam exemplares do livro que contém capítulos divididos nos eixos: Trabalho, Fenômeno Social, Espaço Social, Campo Social, Ancoramento Institucional, Família, Atenção Integral, Criança e Adolescente com Deficiência: Um Sujeito de Direitos, Múltiplos Olhares Sobre as Crianças e Adolescentes com Deficiência.
Segundo Carlos Maciel, a explanação do livro objetivou passar aos presentes novos elementos teóricos e metodológicos para oxigenar o trabalho assistencial nos municípios do Estado. Ele destacou que no exercício assistencial, principalmente com este público, se acredita que basta ter boa intenção para atuar, o que não é correto.
“O que buscamos é mostrar que isso não é suficiente. É preciso um atendimento humanizado, mas também ter domínio técnico, conhecimento, para poder fazer uma intervenção qualificada e adequada”, frisou.
A secretária municipal de Assistência Social de Vitória do Jari, Gracy de Andrade, foi uma das participantes da capacitação. Reforçando a fala do palestrante, a gestora comentou que capacitações como esta instigam os profissionais a buscarem aperfeiçoamento, para que haja “o fortalecimento da rede de atendimento sócio assistencial dos municípios, aliando de forma equilibrada o conhecimento técnico e a humanização deste atendimento, que também é fundamental”.
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