Cidades

Telemedicina: seis municípios recebem doação de equipamentos do COSEMS/AP para implantação de consultas onlines

Conselho fez a doação de equipamentos para as prefeituras dos municípios de Ferreira Gomes, Pedra Branca do Amapari, Mazagão, Cutias, Calçoene e Amapá.


Seis municípios do Amapá estão aparelhados para atendimento online com especialistas do Hospital Albert Einstein. Nesta sexta-feira, 10, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amapá (COSEMS/AP) fez a doação de equipamentos para as prefeituras dos municípios de Ferreira Gomes, Pedra Branca do Amapari, Mazagão, Cutias, Calçoene e Amapá, fortalecendo o projeto Assistência Médica Especializada na região Norte por meio da Telemedicina. Cada município recebeu notebook, webcam e speakerphone portátil. O presidente do COSEMS/AP, Marcel Menezes, fez a entrega em uma cerimônia presencial e virtual com secretários e outras autoridades.

A Telemedicina é realidade desde 2012 e está inserida no projeto Telesaúde, do Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Albert Einstein, e financiado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). No Amapá é executado por meio da parceria do Ministério da Saúde e Hospital Albert Einstein com a Secretaria de Estado da Saúde e COSEMS/AP. “Agradecemos o esforço do COSEMS/AP para que estes municípios sejam equipados e iniciem este atendimento moderno. Nosso objetivo é que todos os municípios em breve estejam estruturados para atender a população”, incentivou o superintendente do Ministério da Saúde, Roberto Bauer.

Por meio da Telemedicina, os moradores podem se consultar de modo virtual com profissionais em sete especialidades: endocrinologia, neurologia pediátrica, pneumonia, cardiologia, psiquiatria e reumatologia. O paciente é acompanhado por um médico em seu município. O projeto está funcionando desde março nos municípios de Macapá, Santana, Porto Grande, Laranjal do Jari e Oiapoque, e mesmo com algumas dificuldades de comunicação, o desempenho está motivando mais consultas. No mês de agosto, o município de Macapá realizou 228 consultas online, Laranjal do Jari, 85, Porto Grande, 73, Santana, 26, e Oiapoque, 9 atendimentos.

O secretário de Saúde de Amapá, Adervan Mira, chamou a atenção para a importância da telemedicina em um município que não conta com especialistas nas áreas disponíveis. “É uma ferramenta importante para garantir atendimento especializado para crianças e adultos, que às vezes não tem como sair do município para vir até a capital em busca de tratamento”, disse o secretário. “Como prefeito, afirmo que a Telemedicina é um projeto que veio para mudar nossa realidade e já deu certo. Equipamos um espaço para este atendimento e as pessoas estão satisfeitas com os resultados. A consulta é virtual, mas personalizada, e isso importa muito para quem precisa de atenção médica”, afirmou o prefeito de Laranjal do Jari, Márcio Serrão.

O COSEMS investiu R$ 47.967, 76 (quarenta e sete mil, novecentos e sessenta e sete reais e setenta e seis centavos), de recursos próprios, para a aquisição de 6 notebooks, 6 webcam, e 6 speakerphone portátil. Bruna Amoras, do Hospital Albert Einstein, que participou da cerimônia via internet, ressaltou estar convencida do compromisso dos gestores do Amapá com o projeto Telemedicina, e que este fator gera credibilidade na parceria. “É uma tecnologia que está alinhada com os princípios do SUS, e para promover a transferência de conhecimento do Albert Einstein para um município é preciso esta confiança”, disse a técnica.

“Estamos certos de que temos a Telemedicina como uma aliada que nos ajuda a promover saúde e bem estar para a população, principalmente neste período, em que ainda estamos sob o efeito da pandemia, com as equipes das Secretarias de Saúde se desdobrando para salvar vidas, o que levou à interrupção de alguns atendimentos. Com a Telemedicina, as pessoas estão retomando tratamentos e também iniciando”, citou o presidente Marcel Menezes. A deputada estadual Aline Serrão reforçou que estas inciativas são de resultados positivos. “E é isso o que buscamos, melhoria da saúde e da qualidade de vida. Meu mandato está a disposição para apoiar”, finalizou a parlamentar.


Deixe seu comentário


Publicidade