Terceira unidade de atendimento para a Covid-19 é inaugurada em Macapá
Com os hospitais superlotados, alguns pacientes precisam ficar até dois dias dentro das UBSs. Para Lages, os médicos estão fazendo o impossível para manter a população viva, pois não é uma unidade hospitalar e os hospitais estão lotados.

Marcella Palheta
Da Redação
Por conta dos números de pessoas que atestaram positivo para o Coronavírus em Macapá, na manhã desta quinta-feira, 7, inaugurou-se a terceira unidade de tratamento do COVID-19 na UBS do bairro Marabaixo.
O secretário de saúde da Prefeitura Municipal de Macapá Eldren Lage, explica que assim como nas UBSs atuais, o novo centro também irá seguir os protocolos do Ministério da Saúde. “Todo paciente que entra com suspeita de Covid é atendido pela equipe da unidade médica. Ele preenche a ficha de notificação e junto a isso colhem os exames do paciente. Tudo para ter um controle do quantitativo de pessoas infectadas.” Conta o secretário.
Eldren Lage também expõe a preocupação com o aumento da procura das unidades nos últimos dias. “Quando começamos tínhamos apenas a metade dos médicos atendendo casos de Coronavírus e a outra encarregada de outras doenças. Agora, a unidade Marcelo Cândia e Lélio silva estão exclusivas para os atendimentos de COVID-19.”
O secretário também explica que nos horários de pico, quatro médicos atendem simultaneamente e, mesmo assim, não conseguem atender a todas as demandas. Com os hospitais superlotados, alguns pacientes precisam ficar até dois dias dentro das UBSs. Para Lages, os médicos estão fazendo o impossível para manter a população viva, pois não possuem o mesmo preparo de uma unidade hospitalar.
Para o secretário da Prefeitura Municipal da Saúde, a população precisa entender que não existe vacina e nem medicação para o vírus. “Fazer exame não mata vírus e tomar remédio também não. A única medida efetiva é o isolamento social” e pede o apoio da população enquanto não há uma profilaxia mais eficaz.
Deixe seu comentário
Publicidade

