TJAP e Amprev aproximam equipes para dar ainda mais agilidade ao Programa de Aposentadoria Incentivada
A medida reduz a necessidade de agendamentos e deslocamentos dos interessados, além de eliminar volumes impressos, por meio da antecipação de parte da atividade de análise técnica dos processos de aposentadoria.

O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) e a Amapá Previdência (Amprev) deram importante passo para a otimização de esforços e incremento na celeridade do atendimento aos serventuários da Justiça que aderiram ao Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI). Servidores do Departamento de Gestão de Pessoas (Degesp) do TJAP já podem realizar o atendimento operando diretamente o Sistema de Gestão de Regime Próprio de Previdência Social (Sisprev). A medida reduz a necessidade de agendamentos e deslocamentos dos interessados, além de eliminar volumes impressos, por meio da antecipação de parte da atividade de análise técnica dos processos de aposentadoria.
Segundo a chefe de Cadastro e Benefícios da Amprev, Francirene Leão, o momento é de grande inovação nos procedimentos, além de aproximação das instituições. “Já estamos percebendo o impacto na relação da Amprev com os poderes que originam a documentação, e na prestação de informações dos beneficiários da Previdência”, observou.
Previamente treinados para operar o sistema, “os servidores da área de recursos humanos poderão gerar o processo dentro do Sisprev a partir do TJAP, deixando de ser necessário o envio de documentação física para depois ser convertida por nossa equipe da Amprev, o que agiliza muito todo o procedimento”, assegurou Francirene.
“Lá fazemos a análise técnica e depois o setor jurídico dá um novo parecer para que se encaminhe a aposentadoria”, explicou Francirene, acrescentando ainda que “eventuais lacunas que travariam o sistema no momento da análise técnica também já podem ser detectadas no TJAP, eliminando o que seria um vai e vem de processos e facilitando o trabalho de todos os envolvidos”.
Inicialmente 15 processos já estavam completos para inserção no sistema, mas a expectativa é de reduzir de três meses para até, no máximo, um mês a finalização de todos os encaminhamentos necessários para conceder a aposentadoria.
De acordo com Kátia Milena Salomão, diretora do Degesp, a aproximação que está sendo feita para tratar do PAI deverá se estender a todos os atendimentos relacionados à aposentadoria de serventuários. “Com isso, as demandas poderão ser atendidas mais diretamente aqui pela nossa equipe, que já conta com nove servidores capacitados para atuar no Sisprev”, acrescentou Milena.
“Inicialmente, apenas quatro dessas pessoas atuarão no processo de inserção de dados, até para mantermos um filtro de acesso ao sistema, mas, ao mesmo tempo, mantemos uma equipe mais ampla preparada para atuar como backup, na ausência das inicialmente designadas para a tarefa”, complementou a diretora do Degesp.
Dos 58 servidores detectados como aptos para aderir ao Programa de Aposentadoria Incentivada, um total de 45 demonstraram interesse imediato e aderiram – o que representa um percentual de 79,3%.
Deixe seu comentário
Publicidade
