Cidades

Trabalhadores realizam cadastro no Sistema Nacional de Emprego

Além do cadastro no Sine, a Sete também ofertou palestras e orientação profissional



 

A estudante Railana Batista da Silva, de 16 anos, chegou cedo para se cadastrar no Sistema Nacional de Emprego (Sine). Ela e centenas de pessoas aproveitaram a Ação Global 2015, na Escola Estadual Nanci Nina da Costa, zona sul de Macapá, para ter acesso ao serviço. O cadastro foi realizado nesse sábado, 30 de maio, pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete).

Railana cursa o segundo ano do ensino médio da Escola Nanci Nina da Costa e aguarda com expectativa uma oportunidade para começar a trabalhar. “Eu pretendo cursar medicina, mas enquanto o sonho não chega, quero um emprego para poder custear as despesas de casa e as minhas. Fiquei sabendo aqui na escola que o Sine estaria presente na Ação Global e trouxe meus documentos”, disse otimista.

O universitário Messias Freitas da Silva, de 26 anos, também está à procura de uma ocupação no mercado de trabalho. “Estou no 8º semestre do curso de Artes Visuais da Unifap. Já trabalhei como servente e tenho qualificação em monitoria. O Sine é uma das portas de entrada para conseguir o meu tão sonhado emprego. Fiz o cadastro e agora estou na expectativa de que desta vez tudo vai dar certo”, aguarda o estudante.

Para se cadastrar no Sine a pessoa deve apresentar Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade, comprovante de endereço atualizado, CPF, telefones de contato, entre outros comprovantes de qualificação. Na Ação Global, os técnicos da Secretaria de Trabalho preenchem uma fixa com todos os dados do interessado.

“As informações atualizadas são importantes para alimentarmos o banco de dados do Sine e direcionar este trabalhador para uma vaga dentro do seu perfil vocacional”, explicou Maiara Arruda, gerente de Educação e Qualificação Profissional da Sete. Além da gerente, estão presentes na Ação Global os servidores Salim Palmeirim e Ronan Nascimento.

A Secretaria de Trabalho também realizou palestras sobre Orientação Profissional e Empreendedorismo.


Deixe seu comentário


Publicidade