Cidades

Travessia de balsas é paralisada por nove horas no rio Matapi

Trabalhadores que operam as balsas que fazem a travessia de veículos sobre o rio Matapí, entre os municípios de Santana e Mazagão, paralisaram as atividades às 0h desta sexta-feira, 12, em protesto aos três meses de salários atrasados. Os balseiros dizem que na semana passada houve uma suspensão do serviço por falta de combustível nas […]


Trabalhadores que operam as balsas que fazem a travessia de veículos sobre o rio Matapí, entre os municípios de Santana e Mazagão, paralisaram as atividades às 0h desta sexta-feira, 12, em protesto aos três meses de salários atrasados. Os balseiros dizem que na semana passada houve uma suspensão do serviço por falta de combustível nas embarcações, mas que logo o problema foi sanado.

 

A Secretaria de Estado dos Transportes (Setrap) foi procurada durante toda a manhã de ontem, mas sem retorno das ligações para explicar a situação. A secretária Laura Souza, titular da pasta, manteve contato com os trabalhadores nas primeiras horas da manhã, assegurando que até segunda-feira, 15, os pagamentos seriam regularizados.


“Vamos esperar até segunda-feira pela manhã, conforme ela garantiu, mas se nada for resolvido iremos paralisar por tempo indeterminado”, assegurou um dos líderes do movimento que não quis se identificar.

 

A paralisação das balsas causou quilômetros de congestionamento nas duas margens do rio. Muitos trabalhadores acabaram perdendo o dia de trabalho. Uma das alternativas encontradas em meio à paralisação foi a utilização de catraias. Pela travessia os catraieiros cobraram R$ 2,00 por pessoa. Era visível a superlotação das pequenas embarcações que navegaram sem nenhuma fiscalização.

 

Por volta de 9h as balsas voltaram a operar. A situação ficou complicada durante todo o dia, já que o número de carros, caminhões e ônibus que aguardavam na fila era gigantesco. Alguns pacientes que eram trazidos de ambulância para Macapá também acabaram prejudicados com a paralisação.


Deixe seu comentário


Publicidade