Cidades

TSE e redes sociais se unem pra combater fake news em período eleitoral

Em outubro de 2019, Instagram, Facebook e WhatsApp aderiram ao Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020, do TSE.


De 8 a 18 de setembro, servidores dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do país participaram de uma capacitação on-line sobre combate às fake news nas Eleições Municipais de 2020.

O curso, organizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é fruto de novo acordo de cooperação com as plataformas Facebook, Instagram e WhatsApp, com foco no pleito deste ano.

Durante os nove dias de treinamento, Rodrigo Ruf, Danielle de Marco – ambos do time de Contencioso Cível e Eleitoral do Facebook – e o diretor de Políticas Públicas para WhatsApp, Dario Durigan, apresentaram aos participantes alguns dos recursos que podem auxiliar os Regionais na luta contra a disseminação de notícias falsas na internet.

O treinamento ensinou desde medidas de combate a abusos nas plataformas e aspectos práticos do contencioso eleitoral até breves esclarecimentos sobre propaganda eleitoral paga no Facebook e no Instagram.

Em outubro de 2019, as três plataformas aderiram ao Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020 do TSE, iniciativa criada para combater os efeitos negativos provocados pelas fake news no processo eleitoral brasileiro.


Deixe seu comentário


Publicidade