Cidades

UBS fluvial registra mais de 800 atendimentos de saúde em comunidades ribeirinhas de Macapá

Mais de 860 atendimentos foram realizados em dois dias de ação nas comunidades de Ipixuna Miranda e Croa da Pedreira


 

Na última segunda-feira (11), a Unidade Básica de Saúde (UBS) fluvial Dra. Célia Trasel, da Prefeitura de Macapá, desembarcou nas comunidades ribeirinhas de Ipixuna Miranda e Croa da Pedreira, levando atendimento de saúde essencial aos moradores locais. Durante dois dias de trabalhos, mais de 860 atendimentos foram realizados e beneficiou os moradores que vivem às margens do rio Amazonas.

 

A iniciativa torna acessível serviços de saúde para comunidades mais afastadas, que enfrentam desafios logísticos para receber assistência médica adequada.

 

 

Uma variedade de serviços foram oferecidos na UBS fluvial, incluindo atendimento pediátrico, clínico geral, atendimento psicológico, odontológico, orientação nutricional, coleta de Papanicolau (PCCU), realização de exames laboratoriais, vacinação, suplementação de vitamina A, avaliação antropométrica para as famílias cadastradas no Bolsa Família e dispensação de medicamentos.

 

Segundo Erica Aymoré, Secretária Municipal de Saúde (Semsa), muitos residentes dessas comunidades não têm acesso regular a serviços de saúde devido à distância. Portanto, a chegada da UBS fluvial reforça os cuidados com a saúde da população.

 

“Nosso compromisso é levar saúde de qualidade a todas as comunidades, mesmo aquelas localizadas em regiões mais afastadas. Com a UBS Fluvial chegamos em todos os pontos do município. A ação itinerante atende às necessidades imediatas dos moradores e contribui para a promoção de uma vida mais saudável”, ressalta.

 

 

Além do atendimento médico, a equipe da UBS fluvial também aproveitou a oportunidade para realizar ações de educação em saúde, com informações sobre hábitos saudáveis, prevenção de doenças e cuidados básicos que os moradores podem adotar em seu dia a dia.

 

Para Rafaela Gouveia, moradora de Ipixuna Miranda, a chegada da UBS fluvial é um apoio para ajudar no bem estar de todos. Ela aproveitou a ocasião para se consultar e levou sua mãe para realizar o teste de dengue.

 

“Minha mãe estava com suspeita de dengue, mas ao chegarmos à UBS, conseguimos realizar os testes necessários e ela recebeu imediatamente os cuidados e medicamentos adequados. Deu tudo certo, todos nós conseguimos nos consultar”, disse.

 


Deixe seu comentário


Publicidade