Cidades

UBS Rubim Aronovitch é entregue à população após reforma

Unidade também ganhou um bosque no entorno, que servirá de área de convivência para a população e para os servidores


 

A Prefeitura de Macapá entregou, nesta sexta-feira (3), a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Rubim Aronovitch, um espaço moderno e bem estruturado, que garante atendimento de qualidade e acolhimento à população, além de oferecer condições adequadas de trabalho aos profissionais de saúde.

 

A obra conta com investimento de R$ 254.033,61 oriundos de emenda parlamentar do senador Lucas Barreto mais contrapartida do Tesouro Municipal.

 

 

“Entregamos hoje (3) e na segunda-feira (6) estará funcionando, assim como todas as unidades básicas de saúde de Macapá. Há uma restruturação de toda a rede de saúde do município, não só de atenção primária, mas também na média complexidade. As unidades que ainda não foram reformadas, serão. Tudo isso é planejado para ocorrer sem prejudicar o atendimento da população”, disse a secretária de saúde de Macapá, Érica Aimoré.

 

A unidade possui 668 m² e uma estrutura completa, contemplando consultórios médicos e de enfermagem, consultório odontológico, sala de vacinação, sala de curativos, farmácia, copa e banheiros acessíveis. O espaço também contará com um mini bosque, projetado para valorizar a sustentabilidade, o bem-estar e a integração entre saúde e meio ambiente.

 

Mini bosque Laurita Almeida

O Mini Bosque Urbano Laurita Almeida é um espaço que foi pensado para o lazer e convivência da população. O ambiente integra o projeto Orla Viva, que vem transformando a paisagem da cidade com áreas mais verdes e acolhedoras. Além de valorizar o contato com a natureza, o bosque será um ponto de encontro para famílias, crianças e visitantes.

 

Laurita Almeida nasceu no município de Chaves – PA, na comunidade de São Joaquim. Décadas atrás, mudou-se para Macapá com o marido e dois filhos pequenos, em busca de melhores condições de vida, mas sem grandes perspectivas naquele momento. Aqui, o marido aprendeu a profissão de pedreiro, enquanto Laurita trabalhou como lavadeira e, por um período, também exerceu a missão de parteira.

 

O casal conseguiu um terreno na baixada conhecida como Elesbão, onde construiu o primeiro barraco de madeira. Aos poucos, a família cresceu. Tiveram nove filhos biológicos e ainda adotaram mais um bebê.

 

Mais tarde, mudaram-se para o antigo bairro da Vacaria, hoje chamado Santa Inês. Laurita tornou-se uma das moradoras mais antigas do local, onde construiu sua história. Devota e dizimista da padroeira Santa Inês, sempre esteve presente nas atividades religiosas da comunidade.

 


Deixe seu comentário


Publicidade