Cidades

UBS’s da capital passam a funcionar em novo horário

Desde o dia 1º de janeiro que as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).



 

Desde o dia 1º de janeiro que as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos bairros Perpétuo Socorro, Marabaixo e Congós estão funcionando em novo horário. A medida foi tomada depois do levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que constatou a baixa procura de pacientes no horário de meia-noite às sete horas da manhã.

O estudo apontou que a alteração não prejudicará os serviços prestados à população e trará economia mensal de R$ 72 mil ao município, somente em plantão médico. Este valor será usado para compra de medicação e materiais, melhoria do atendimento, manutenção dos prédios e qualificação dos profissionais. 

O levantamento foi feito no período de junho a novembro do ano passado, e apontou que a média de atendimento nas UBS’s do Congós, Marabaixo e Perpétuo Socorro após a meia-noite é de um por dia. A UBS do Perpétuo Socorro e Marabaixo passarão a funcionar de sete horas da manhã até a meia-noite. Já a UBS do Congós terá funcionamento de sete horas da manhã até as sete da noite.

As UBS’s Marcelo Cândia e Lélio Silva continuarão a realizar atendimento 24 horas para a população. Os funcionários dos três postos continuarão a cumprir às trinta horas semanais contidas em contrato e adequarão suas escalas de trabalho de acordo com o novo horário de funcionamento estabelecido sem gerar prejuízos aos atendimentos.

“A economia gerada com a redução será aplicada dentro das próprias unidades como forma de melhorias na estrutura física e no atendimento durante o dia, pois os servidores poderão ser remanejados para o período diurno para melhorar a qualidade dos serviços, mas em momento algum os funcionários e pacientes serão penalizados com essa mudança”, enfatizou a secretária municipal de Saúde, Silvana Vedovelli.


Deixe seu comentário


Publicidade