Cidades

UBSs passam a disponibilizar a nova vacina para mulheres grávi

A Prefeitura de Macapá começou a disponibilizar nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs)



 

A Prefeitura de Macapá começou a disponibilizar nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) a vacina Tríplice Acelular (DTPa), que protege contra o tétano, difteria e coqueluche. Ela é preferencialmente para grávidas a partir da 27ª semana de gestação. O objetivo é reduzir a transmissão da coqueluche entre recém-nascidos e garantir proteção indireta nos primeiros meses de vida, quando o bebê ainda não teve a oportunidade de completar o esquema vacinal.

De acordo com a coordenadora municipal de Imunização, Jorsete Cantuária, a vacinação, antes e durante da gravidez, protege a mulher contra doenças graves. “A vacina, além de proteger, aumenta a resistência a infecções intrauterinas e garante imunização passiva ao recém nascido, sendo transmitida também pelo leite materno”.

A imunização contra a coqueluche é a quarta para as gestantes no calendário nacional de vacinação, junto às imunizações contra a influenza, hepatite B, difteria e tétano, que já são oferecidas em todas as UBSs de Macapá. A vacinação contra a coqueluche já faz parte do calendário vacinal das crianças, administrada aos 2, 4 e 6 meses, com dois reforços, aos 15 meses e aos 4 anos.

Dados do Ministério da Saúde indicam que até o dia 10 de maio de 2014 foram registrados no Brasil 1.762 casos de coqueluche, uma redução de 40% nos casos quando comparado ao mesmo período de 2013, que eram 2.943 casos.


Deixe seu comentário


Publicidade