Cidades

Ueap oferta bolsas de Residência Pedagógica para universitários e professores

Oportunidades são nas áreas de Química, Letras, Pedagogia, Filosofia e Matemática. Inscrições seguem até 16 de setembro


 

A Universidade do Estado do Amapá (Ueap) realiza dois processos seletivos com 64 vagas do Programa de Bolsas de Residência Pedagógica.  As oportunidades são para estudantes da instituição e professores da rede pública de ensino, que serão responsáveis por acompanhar as atividades dos alunos residentes nas instituições de ensino que funcionarão como escolas-campo: Colégio Amapaense e a Escola Estadual Barão do Rio Branco, em Macapá.

 

As inscrições para os dois processos seguem até 16 de setembro. A reitora da Ueap, Kátia Paulino, explica que a ideia central do programa é proporcionar que o aluno conheça o dia a dia da futura profissão.

 

“As atividades nas escolas-campo são fundamentais para que os alunos vivenciem a realidade escolar, confrontando os conhecimentos teóricos com a prática educacional. Por outro lado, as bolsas representam um incentivo a mais para a permanência do aluno na universidade”, detalhou a reitora.

 

Kátia reforça que a Ueap é uma das poucas universidades públicas do Brasil que possui o Programa Residência Pedagógica custeado com recursos próprios. “Isso demonstra o nosso compromisso com a formação pedagógica de nossos alunos”, pontua Paulino.

 

 

Oportunidades para alunos

 

O edital 48/2022 oferece 59 vagas para acadêmicos dos cursos de Química, Letras, Pedagogia, Filosofia e Matemática desenvolverem atividades como residentes.

 

Para participar, é necessário pelo menos 50% de conclusão de curso de licenciatura na área do subprojeto, além de possuir bom desempenho acadêmico, com média global de no mínimo 6 pontos – as outras regras e as informações sobre o processo avaliativo estão disponíveis no edital do certame.

 

São 49 vagas remuneradas e 10 voluntárias – o valor da bolsa é de R$400. O bolsista deverá dispor de 30 horas mensais para exercer as atividades.

 

 

Oportunidades para professores

 

Já o edital 49/2022 vai selecionar cinco educadores para atuarem como preceptores de Residência Pedagógica, elaborando e acompanhando as atividades dos alunos residentes. As bolsas são remuneradas no valor de R$765.

 

Os profissionais devem ser graduados nos cursos de Letras, Filosofia, Pedagogia, Química, Matemática e Filosofia.

 

Também é necessário que o professor seja efetivo da rede pública de ensino, com no mínimo cinco anos de experiência no magistério da educação básica, e lecione no ensino médio ou fundamental, a depender de sua formação, além de dispor de 30 horas mensais para desenvolver as atividades.

 

 

Link do edital: http://processoseletivo.ueap.edu.br/Arquivos/ProcessoSeletivo/editais/048_2022/1098748699.pdf

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade