Cidades

Unifap busca alternativas mais baratas de testagem em massa

A realização do estudo contou com o auxílio de equipamentos doados pelo UNOPS, organismo das Nações Unidas especializado em compras e infraestrutura, com recursos destinados pelo Ministério Público do Trabalho no Pará e Amapá (MPT).


N o início de maio, o Laboratório de Microbiologia e Imunologia da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), vinculado ao Curso de Medicina, coletou amostras para exames de RT-PCR na população do Amapá como parte de um projeto que busca fornecer uma alternativa mais barata que a testagem em massa da população para monitoramento da Covid-19 na região. A realização do estudo contou com o auxílio de equipamentos doados pelo UNOPS, organismo das Nações Unidas especializado em compras e infraestrutura, com recursos destinados pelo Ministério Público do Trabalho no Pará e Amapá (MPT).

As amostras para exames de RT-PCR foram coletadas em Macapá, Santana e Mazagão. Foram selecionadas 264 residências distribuídas por toda a Região Metropolitana de Macapá para o estudo. Com uma equipe de coleta contando com o apoio de 20 alunos de graduação e pós-graduação da área da Saúde, as coletas foram todas realizadas nos dias 7 e 8 de maio, para que se pudesse ter um retrato da situação epidemiológica naquele momento.

Equipamentos doados – como cabine de segurança biológica, centrífugas e outros – foram necessários para garantir a segurança dos pesquisadores dentro do laboratório, e também para aumentar a rapidez na análise das amostras. Segundo o professor da UNIFAP que coordena a pesquisa, Emerson Castilho, os equipamentos fizeram com que o laboratório ganhasse muito em eficiência e que “hoje está muito próximo de outros laboratórios de ponta no Brasil e no mundo, que conseguem executar testes de biologia molecular com o vírus da Covid-19”.

O projeto tem como objetivo fornecer uma alternativa mais barata do que a testagem em massa da população. Algo que é realizado em muitos países desenvolvidos, mas que tem um custo bastante elevado e necessita de equipamentos e equipe altamente qualificada para a execução do exame por RT-PCR.


Deixe seu comentário


Publicidade