Cidades

Unifap cria Comitê pela Laicidade

Colegiado não tem vínculos políticos e busca, fundamentalmente, lutar contra a intolerância religiosa


Douglas Lima
Redação

Por iniciativa da Unifap, está criado o Comitê pela Laicidade do Amapá composto por representantes de todas as religiões presentes no estado e do ateísmo. A informação é do professor de relações internacionais da instituição, Vinícius Freitas. No começo da noite desta segunda-feira, 1 de julho, ele falou sobre o assunto no programa ‘Café com Notícia’ (Diário FM 90,9), apresentado por Ana Girlene.

Vinícius deixou claro que o Comitê pela Laicidade, sem viés político, vinha sendo trabalhado há quatro anos, em razão do grande número de queixas sobre religião e relatos de fatos denunciando intolerância religiosa.

O primeiro ato do comitê, informou o professor Vinícius Freitas, foi expressar solidariedade ao terreiro de Pai Salvino, nas Pedrinhas, que teria sido alvo de intolerância por integrantes de igreja neopentecostal instalada no mesmo bairro.


Depois, o comitê realizará um fórum com apoio do Ministério Público do Amapá, que se interessa pelo assunto, inclusive abrindo procedimento para apurar a ocorrência de possíveis atos de intolerância contra as religiões de matriz africana em Macapá. Há apoio, também, da OAB, Seafro, Improir e Secretaria de Estado da Educação do Amapá.

A partir do fórum, disse ainda o professor de relações internacionais, será feita uma campanha para que os casos de intolerância religiosa no estado venham a lume, porque, segundo Vinícius Freitas, o Amapá, de todo o Brasil, é a única unidade federativa que não tem registrados casos de ataques a religiões.

Fotos: Joelson Palheta


Deixe seu comentário


Publicidade