Cidades

Unifap e MP-AP realizarão seminário sobre promoção religiosa e laicidade

Evento acontecerá no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, dia 28.


Douglas Lima – Da Redação

 

O professor Carlos Vinícius Freitas, coordenador do Centro de Estudos Políticos, Religião e Sociedade (Cepres), da Universidade Federal do Amapá (Unifap), anunciou na manhã desta segunda-feira, 25, o I Seminário Pela Promoção da Liberdade Religiosa e Laicidade no Estado do Amapá a acontecer dia 28 próximo no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, no bairro Araxá.

Vinícius informou que o seminário acontecerá em parceria do Cepres com o Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP), através de seu Centro de Apoio Operacional da Cidadania (Caop-Cid) com o objetivo de propor prevenção e combate à intolerância religiosa e ao racismo religioso.

O coordenador acrescentou que o I Seminário Pela Promoção da Liberdade Religiosa e Laicidade no Estado do Amapá também objetivará promover estratégias de atuação em defesa da liberdade religiosa e do Estado Laico, garantindo a promoção dos direitos fundamentais de credo e culto.

Carlos Vinícius Freitas lembrou que em junho deste ano, praticantes da religião de matriz africana seguidora das tradições do Candomblé, Terreiro do Pai Savino, denunciaram terem sido vítimas de intolerância religiosa praticada por uma denominação religiosa evangélica. Ele também informou que o Terreiro do Pai Marcos foi alvo de ações parecidas.

Com a informação desses acontecimentos, o professor Vinícius lembrou que foi determinada a necessidade de realização do I Seminário Sobre Laicidade e Intolerância Religiosa, para subsidiar cientificamente gestores dos órgãos de promoção da cidadania, líderes religiosos, trabalhadores da assistência social, docentes, alunos e profissionais do sistema judicial e do Poder Legislativo para tomada de decisão em ações de promoção da liberdade de crença, sobretudo no que tange à Laicidade do Estado.


Deixe seu comentário


Publicidade