Cidades

Unifap inaugura Casa do Estudante ‘Lua Carolina Costa de Oliveira’

Contemplando alunos que não têm moradia na região metropolitana de Macapá, Santana e  Mazagão, local também ofertará auxílios financeiros e de transporte


 

Wallace Fonseca
Estagiário

 

Na manhã desta sexta-feira, 30, a Universidade Federal do Amapá (Unifap) celebrou a inauguração da Casa do Estudante ‘Lua Caroline Costa de Oliveira’. O evento contou com a presença de autoridades da instituição e do senador Randolfe Rodrigues.

 

“Isso daqui foi uma reivindicação coletiva do movimento estudantil ao longo do tempo. Agora, estudantes que vêm de localidades mais distantes vão ter aqui um espaço para acolhimento. Faculdade é isso, é quem recebe, sobretudo a universidade pública”, disse o senador Randolfe.

 

A seleção de quem vai residir foi feita por meio de edital.  Os contemplados terão auxílio equipamento eletrônico de R$ 2.500, auxílio internet e a isenção de cobrança do restaurante universitário para café, almoço e jantar.

 

Os editais serão abertos semestralmente, enquanto houver vagas. Todo semestre o estudante tem que garantir sua matrícula na universidade, comprovar o cumprimento do dever acadêmico e não possuir reprovação para garantir sua vaga até a permanência.

 

O espaço da Casa do Estudante Lua Carolina de Oliveira conta com quartos com cama e guarda-roupas, salas de TV e salas de estudos. Os estudantes também receberão bicicletas para auxiliar em seu deslocamento até à instituição de ensino.

 

“É uma luta longa. A casa do estudante começou a ser construída em 2011, e por questões burocráticas não foi possível sua conclusão. Nosso objetivo, enquanto universidade, é garantir o acesso e permanência do estudante para sua graduação”, disse o professor Melque Lima.

 

Em primeiro momento, 38 alunos vão residir na casa do estudante. O espaço contém 60 vagas. O edital se tornou fluxo contínuo, a qualquer momento o acadêmico que precisar solicitar a residência estudantil poderá fazê-lo por meio do sistema da universidade.

 

“Acho que é muito importante para os estudantes e para mim que sou estrangeiro, pois não temos um grupo de apoio para ficar na cidade. É uma oportunidade de conhecer mais pessoas e praticar mais o português”, declarou Daniel Romero Bernal, estudante colombiano.

 

De emenda do senador Randolfe Rodrigues, a Casa do Estudante presta homenagem à aluna líder do movimento dos estudantes universitários, Lua Carolina Costa Oliveira.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade