Cidades

Unifap lança projeto de prevenção e controle de transtornos psicológicos

‘Não pira, Respira!’ reúne ioga, rodas de conversa e técnicas práticas de comunicação não violenta; atividades ocorrem uma vez por semana no espaço da instituição 


 

Wallace Fonseca
Estagiário

 

A Universidade Federal do Amapá (Unifap) está executando o projeto ‘Não pira, Respira!’, voltado para prevenção e controle de transtornos como depressão e ansiedade a alunos da instituição e comunidade geral. As atividades incluem práticas como yoga, meditação, rodas de conversa, dança circular e técnicas de hipnoterapia, além da comunicação não violenta. As práticas são mediadas e facilitadas por professores e profissionais colaboradores do projeto.

 

O projeto oferece técnicas e práticas de comunicação e bem-estar, e surgiu da necessidade de atendimento aos alunos da instituição que, segundo a professora e coordenadora do projeto, Roberta Scheibe, em grande parte são atingidos por transtornos psicológicos, como síndrome do pânico, ansiedade e depressão.

 

 

A professora Roberta, em fala ao programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9) desta segunda-feira, 15, informou que o projeto também é aberto para a comunidade geral, e que as atividades do projeto são desenvolvidas no Depla, dentro do espaço da Unifap. Roberta disse também que as ações se dão 30 minutos antes das aulas do horário noturno.

 

Sobre as crises de ansiedade e de pânico, que segundo Roberta são as que mais afetam os alunos, o projeto Não Pira, Respira vem para combater sintomas e fornecer práticas para o melhor autocuidado.

 

 

A professora também falou de parceria com a Cufa para levar o projeto para fora dos muros da Unifap. A ideia inicial seria promover atividades do projeto em praças, mas com o período de chuva, tornou-se inviável.

 

“O projeto não parte do atendimento psicológico, é sobre o que ‘eu’ posso aprender para me ajudar. Caso haja a necessidade, a Unifap tem acompanhamento e, claro, podemos encaminhar”, informou Roberta, que pontuou que o Respira, Não Pira é sobre “autonomia e autoconhecimento”.

 

 

Sobre a recepção do projeto pelos alunos, a professora celebra: “O pessoal adorou; foi lindo ver todo mundo meditando, muito bacana”.

 

A comunidade interna e externa podem participar do projeto, gratuitamente. Para informações sobre datas, locais e horários, acesse o instagram @projetonaopirarespira.

 


Deixe seu comentário


Publicidade