Cidades

Unifap oferta Mestrado em Saúde da Família

Inscrições seguem até 19 de fevereiro; livre de custos e com formato de ensino híbrido


 

Douglas Lima
Editor

 

A Universidade Federal do Amapá (Unifap) oferta Mestrado em Saúde da Família. Em sua segunda turma, as inscrições estão abertas desde dezembro passado e seguem até o próximo dia 19 do presente mês.

 

Interessados devem se matricular através do site da Unifap. O processo durará de 18 a 24 meses e tem certificação do Instituição Oswaldo Cruz.

 

Podem participar do mestrado profissionais que estão atuando na atenção básica: assistente social, bacharel em educação física, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico, nutricionistas, cirurgião dentista, psicólogo e terapeuta ocupacional.

 

Falando acerca curso, a professora Nelma Nunes e a doutora Érica Fernandes participaram ao programa Ponto de Encontro (Diário FM 90,9) desta quinta-feira, 8.

 

As especialistas em saúde reforçaram a importância do mestrado e informaram que a modalidade híbrida permite que pessoas que estão trabalhando e/ou fora da capital possam cumprir a carga horária com mais facilidade.

 

“Oportunidade grande para a universidade e para a comunidade científica”, concordam as especialistas, que complementam a fala dizendo que o mestrado visa valorizar a atenção básica primária e trabalhar a prevenção da saúde. Também foi informado que a prevenção é o “carro chefe do SUS” e os futuros formandos vão poder ajudar a “desafogar os principais problemas dos hospitais”.

 

As especialistas também disseram que a saúde familiar trabalha para descobrir a origem de alguns males. “Porque algumas famílias adoecem mais que outras?” e reforçam dizendo que “saúde não é ausência de doença, é bem-estar físico, mental e social”. O curso também estuda tecnologias para melhorar o Sistema Único de Saúde.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade