Cidades

Unificação de Contadorias Judiciais apresenta resultados positivos na prestação de serviços à população

Entre os avanços consolidados estão melhorias nos sistemas SisCustas e Tucujuris, que permitiram um atendimento mais rápido aos usuários


As Contadorias Judiciais do Fórum de Macapá e do Fórum dos Juizados Especiais Virtuais, centralizadas na sede do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), divulgaram estatísticas das atividades relativas ao primeiro semestre de 2018.

Entre os avanços consolidados estão melhorias nos sistemas SisCustas e Tucujuris, que permitiram um atendimento mais rápido aos usuários, além da organização interna do trabalho, distribuído em gerências, o que permite acompanhar a produtividade da equipe unificada, bem como o desempenho geral dos dois sistemas.

O Tribunal de Justiça atua constantemente na busca de melhorias para a prestação jurisdicional e, dentre as ações mais recentes, as contadorias vêm recebendo mais atenção para a modernização das atividades e aumento da eficiência de suas rotinas. A centralização das contadorias, a partir do final de 2017, teve a finalidade de aproximar as atividades de gestão e o parque tecnológico, resultando na otimização de recursos.

Aos usuários foi disponibilizado o endereço de e-mail contadoria.mcp@tjap.jus.brpara responder questionamentos e oferecer sugestões. O atendimento também pode ser feito pelo telefone (96) 3312-3300, Ramal 3742.

lém do atendimento presencial, foram também publicadas informações para orientar o usuário sobre a ferramenta de geração de custas disponível no Site. O atendimento interno conta ainda com o Sistema Tucujuris, o E-mail institucional e os aplicativos de mensagens. São seis portas de acesso à disposição da sociedade.

A mais recente melhoria se refere à programação de blocos de valores de custas, por meio da qual o usuário seleciona um item e todos os outros itens associados são carregados automaticamente, facilitando o uso, evitando a incidência de erros e o retrabalho. Esse sistema funciona com o preparo de recursos nos Juizados Especiais Virtuais, e mais blocos serão cadastrados a partir de agosto. Tudo para facilitar o atendimento ao usuário.

Dentre os principais projetos em andamento estão os estudos para remodelagem da metodologia de cobrança de custas, que pretende tornar o processo cada vez mais interativo e simplificado. Há ainda o projeto, em fase conceitual, da informatização das ferramentas de cálculo dos processos judiciais, que deverá facilitar todo o trâmite processual – desde a propositura da ação até as instâncias recursais e de execução de sentença.


Deixe seu comentário


Publicidade