Universidades públicas se empenham em preparar recursos humanos para era do petróleo
Kátia Paulino, reitora da Ueap, também cita Instituto Federal do Amapá como outro interessado em formar mão de obra especializada para que quando o petróleo chegar ao amapaense não venha a caber apenas funções de salário mínimo

Douglas Lima
Editor
A reitora da Universidade Estadual do Amapá (Ueap), professora Kátia Paulino, declarou na manhã deste sábado, 25, no programa ‘Togas e Becas’ (Diário FM 90,9), que a instituição vem se empenhando como protagonista dos preparativos para receber a exploração de petróleo que deve suceder os estudos no momento realizados em águas profundas da costa amapaense, pela Petrobras.
Kátia revelou que a Ueap está implantando dois novos cursos, ambos suscitados pela necessidade determinada pelo novo momento de expectativas. Os cursos são de Oceanografia e Geologia. Além disso, a academia se faz presente em todos os debates relativos a petróleo e gás natural, inclusive realizando alguns, como o acontecido recentemente na OAB-AP, abordando o tema ‘Direitos humanos, desenvolvimento sustentável e petróleo’.
Sobre Oceanografia, a reitora disse que o curso, na verdade, vai além do petróleo, pois é uma obrigação da Ueap, tê-lo, considerando que a capital amapaense é a única do país banhada pelo Amazonas, o maior rio do mundo e que deságua no Oceano Atlântico. Geologia, por sua vez, a professora, apontou como uma necessidade estatal, acrescentando que a universidade também vem empenhando-se em cursos de especialização com foco nas duas iminentes fontes econômicas.
O advogado Franck Gilberto, que participou do Togas e Becas, ao lado da reitora Kátia Paulino, informou que a OAB-AP também se empenha para contribuir no sentido de o Amapá ter participação ativa em toda a movimentação gerada pela exploração de petróleo, inclusive já tendo criado a Comissão Especial de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, da qual ele próprio é o presidente.
Franck Gilberto revelou que possivelmente já dentro de dez dias a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção do Amapá estará lançando edital para inscrições de causídicos ao Curso de Pós-Graduação MBA para Executivo de Petróleo nas áreas jurídicas e econômicas. “O convênio já está sendo finalizado. Provavelmente daqui a dez dias teremos o edital de chamada para as inscrições”, disse.
Kátia Paulino, a reitora da Ueap, ainda reconheceu o empenho que a Universidade Federal do Amapá (Unifap) vem desenvolvendo no sentido de também contribuir na preparação de recursos humanos para que quando o petróleo chegar ao amapaense não venha a caber apenas funções de salário mínimo. A mesma coisa ela falou do Instituto Federal do Amapá (Ifap).
Deixe seu comentário
Publicidade


