Cidades

UPA do Laranjal do Jari realizou mais de 11 mil atendimentos em cinco meses

Unidade desafogou em 60% os atendimentos de urgência e emergência, que antes eram realizados no Hospital Estadual do município.


Inaugurada no dia 3 de outubro de 2018, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Laranjal do Jari realizou, nos primeiros cinco meses de funcionamento, 11.954 atendimentos, uma média de mais de 100 por dia, o que desafogou em 60% a assistência de urgência e emergência do Hospital Estadual de Laranjal do Jari.

De acordo com a diretora da UPA, Socorro Araújo, com a entrega da unidade o Hospital Estadual de Laranjal do Jari pôde priorizar os casos mais graves que necessitam de internação e cirurgia. “Aqui, os atendimentos são de média complexidade, e as maiores demandas são de usuários com pressão alta, fraturas, cortes, dor torácica, febre acima de 39 graus, parada respiratória ou cardíaca, hemorragia intensa, infartos e derrames”, frisa Araújo.

Socorro também destaca o atendimento pediátrico, que antes era uma das maiores demandas dos atendimentos de emergência do Hospital, principalmente no período sazonal, época em que as doenças respiratórias são comuns entre as crianças. “As crianças são atendidas e medicadas aqui, apenas em situações muito graves é que são encaminhadas para o Hospital Estadual”, explica a diretora.

O pedagogo Sérgio Brazão, 39 anos, procurou a UPA quando sua filha apresentava sintomas de virose. Ele relata que na unidade a menina recebeu assistência completa. “Todos os funcionários foram atenciosos, além disso, pude contar com uma estrutura excelente”, avaliou Sérgio.

Para que os usuários sejam bem atendidos, a UPA realiza o acolhimento através da classificação de risco. Na entrada os pacientes passam por uma triagem que identifica os casos mais graves e que precisam ser atendidos com urgência, daqueles com menos ou sem gravidade e que podem aguardar.

UPA Laranjal do Jari

A UPA está localizada no bairro Cajari, na entrada da cidade, o que facilita o acesso para os moradores do Vale do Jari, solucionando 97% das demandas de atendimento à saúde. A unidade tem capacidade para atender 4.500 pessoas por mês.

Inicialmente a obra foi orçada em R$ 3,8 milhões, com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), mas houve a necessidade de reestruturação do projeto e o governo do Estado entrou com uma contrapartida de pouco mais de R$ 900 mil para a conclusão da obra.

A estrutura da UPA de Laranjal do Jari é para o atendimento de urgência e emergência 24h, através da classificação de risco, exames laboratoriais, raio-x, eletrocardiograma e atendimentos de complexidade intermediária como: problemas de pressão, corte com pouco sangramento, queda com torção e muita dor, queda com suspeita de fratura, febre alta, cólicas renais, intensa falta de ar, convulsão, dores no peito e vômito constante.

Além disso, a unidade conta com o auxílio da equipe multiprofissional, composta por médicos, psicólogo, assistente social, enfermeiros, técnicos em enfermagem, farmacêuticos, biomédicos, técnicos em radiologia, técnicos em laboratório e nutricionista.


Deixe seu comentário


Publicidade