Cidades

Urologista alerta sobre  doenças relacionadas à próstata

Lecildo Lira, médico especialista no assunto, reforça importância dos exames preventivos e de rastreio, sobretudo em pacientes idosos


 

Douglas Lima
Editor

 

O médico urologista Lecildo Lira falou no programa Ponto de Encontro (Diário FM 90,9), no início da noite desta segunda-feira,1, onde abordou a importância do rastreio e do tratamento precoce de doenças relacionadas à próstata, que atingem mais, mas não somente, idosos do gênero masculino.

 

Abrindo a conversa, Lecildo falou da importância da atividade física acompanhada de profissionais, que é benéfica para pessoas de todas as idades. Entre os benefícios citados pelo doutor, estão a liberação de endorfina, melhoras na massa muscular, no sistema cardiorrespiratório, e na saúde óssea, além de combater os sintomas de hipertensão e diabetes.

 

No caso dos homens, em específico, também há o aumento nos níveis de testosterona. Em contraponto, entre as atividades lesivas à saúde, Lecildo atentou ao hábito de fumar e ingerir bebidas alcoólicas em excesso.

 

Especificando sua área de atuação, Lecildo falou que os urologistas tratam do sistema urinário em geral e do sistema genital masculino. Das principais doenças que sua aptidão permite o diagnóstico, estão o câncer de próstata, o câncer no rim, câncer na bexiga e o cálculo urinário.

 

Separando por faixa etária, o médico apontou as doenças mais comuns apresentadas por seus pacientes: em jovens, são mais comuns as infecções sexualmente transmissíveis, causadas principalmente por práticas sexuais inadequadas e relação com vários parceiros sem proteção; na meia idade, cálculos urinários e infecções urinárias são frequentes.

 

Já na terceira idade, o aumento benigno da próstata em homens é recorrente, e traz riscos por apresentar sintomas vagos ou ausentes. “Os cânceres mais frequentes em idosos são os de rim, bexiga e próstata, por isso a importância do rastreio da doença logo no começo. Tem o toque retal, ultrassom da próstata, ressonância multiparamétrica da próstata. Temos um arsenal que nos auxilia a descobrir o câncer de próstata de forma mais precisa”, concluiu o médico.

 


Deixe seu comentário


Publicidade