Cidades

Usuários do Centro POP instituem dia da Limpeza da Gratidão

A ação é uma iniciativa que partiu de um dos usuários do espaço e acontece uma vez na semana


Usuários do Centro POP aproveitaram a manhã desta quinta-feira, 19, para desenvolver a atividade intitulada Limpeza da Gratidão. A ação é uma iniciativa que partiu de um dos usuários do espaço e acontece uma vez na semana, tendo por objetivo promover entre eles a responsabilidade, cuidado e zelo pelo local. 

De acordo com coordenadora do Centro, Leila Pinheiro, o momento é de socialização entre os próprios usuários do Centro POP e os funcionários do local. “O dia da Limpeza da Gratidão partiu de um usuário para que os outros que estão chegando possam perceber o cuidado, responsabilidade e zelo pelo lugar que consideram como casa. Eles têm esse cuidado, essa atenção e carinho, e isso é muito importante porque, como surgiu de um usuário e outros aceitaram, é um momento deles agradecerem pelo que é feito aqui, aos funcionários e aos colegas. Então, essa atividade serve mesmo até para socializarem entre si”, destacou. 


O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) é vinculado à Prefeitura de Macapá. Nesta unidade, são feitos atendimentos especializados à população adulta em situação de rua, tanto para o sexo masculino quanto feminino, acima de 18 anos, que perderam os vínculos familiares, suas raízes, sua dignidade, que estão em alto nível de vulnerabilidade social, degradação física, moral e emocional, além de, na sua grande maioria, serem dependentes de álcool e outras drogas. No local, os usuários podem lavar suas roupas sujas, fazer asseio e higiene pessoal, além de ser servido a eles café da manhã e almoço.
 

“É uma grande felicidade por estar contribuindo com o Centro POP”, declarou Elias Ramos, 37 anos, frequentador do espaço há 4 anos. “Fico muito feliz, porque, além de ser uma ajuda, é também uma terapia. E, com isso, estou ganhando experiência e amor. O Centro representa minha casa, aqui venho cuidar da minha limpeza e higiene pessoal. E, quando possível, eles nos dão roupa e ainda recebo café e almoço. E o mais importante, o que não vejo na rua, é uma forma de carinho, de abraço e de aperto de mão. Uma coisa bem amorosa,” finalizou. 

O Executivo municipal tem por objetivo possibilitar aos usuários do Centro POP condições de acolhimento na rede socioassistencial; favorecer a inclusão social, possibilitando condições de acesso à rede de serviços e aos benefícios da assistência social; promover ações para reinserção pessoal, familiar e comunitária, garantindo a essa população condições básicas de socialização.

Foto: Ingra Tadaiesky


Deixe seu comentário


Publicidade