Vacância na cúpula da segurança pública aumenta expectativa de nomes para a Sejusp
Governador Clécio Luís adia por mais uma semana definição de titulares para a Secretaria de Segurança Pública e Delegacia Geral de Polícia Civil.

Cleber Barbosa
Da Redação
O cargo de secretário de Justiça e Segurança Pública do Amapá (SEJUSP) permanece vago no governo Clécio Luís (SOLIDARIEDADE/AP). Ele empossou 49 gestores em evento nesta semana, mas os nomes para comandar a Secretaria e a Delegacia Geral de Polícia Civil seguem sem definição. No Amapá, a SEJUSP cuida além da segurança pública, do trabalho da política penal.
Interinamente, um coronel do Corpo de Bombeiros Militar segue respondendo pelo cargo, José Mont’Alverne, remanescente ainda da gestão anterior.
Especula-se sobre um eventual rodízio dentre as instituições, já que o gestor anterior era coronel da Polícia Militar – e por onde já passaram nos últimos anos advogados, delegados, promotores de justiça, policiais federais e até um militar do Exército Brasileiro.
Procurado pela reportagem, o delegado de polícia civil Paulo Cesar Cavalcante, servidor de carreira próximo de se aposentar como policial, comentou que, de fato, não existe nenhum regramento a respeito de um suposto rodízio dentre as instituições do aparelho de defesa social, sobre quem indicará o secretário de segurança.
“Na verdade, nem exigência de ser bacharel em Direito existe, o cargo é de livre escolha e nomeação por parte dos governadores, mas a gente, claro, sempre torce para que seja alguém da segurança pública, assim como a PM certamente torce para que seja um policial, ou o Bombeiro para que seja um colega deles, tudo legítimo, mas não há essa obrigatoriedade, não”, explicou.
Uma curiosidade sobre Paulo César – o PC – é que ele já foi secretário da SEJUSP interinamente, designado por um governador igualmente interino, o desembargador Dôglas Evangelista, durante os efeitos da Operação Mãos Limpas, em que o governador e parte da cúpula foi toda afastada pela justiça. Ele ocupou a titularidade da Secretaria de Justiça e Segurança Pública entre agosto e dezembro de 2010.
Fim do mistério
O governador Clécio Luís declarou no evento de posse do seu secretariado, na sexta-feira (13) que em até uma semana vai definir os nomes para o setor. “Vamos decidir isso com toda a calma, não só para a SEJUSP, como também a Delegacia geral de Polícia Civil, o IAPEN [Instituto de Administração Penitenciária] e o IPEM [Instituto de Pesos e Medidas] serão decididos ainda essa semana”, concluiu o governador.
Deixe seu comentário
Publicidade

