Cidades

Vaccari operava esquema e usava gráfica para receber propina,

Foi preso nesta quarta (15) e ficará detido em Curitiba



 

O tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT), João Vaccari Neto, preso na 12ª fase da Operação Lava Jato chegou à Superintendência da Polícia Federal em Curitiba às 12h50. Depois, o petista foi ao Instituto Médico-Legal (IML) para realizar exame de corpo de delito.

O pedido de prisão foi feito após a descoberta de novos fatos na investigação dos desvios na Petrobras. Segundo o juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato na primeira instância, Vaccari determinou que parte das propinas pagas por empreiteiras fosse destinada a uma gráfica sediada em São Paulo. O valor pode chegar a R$ 2,5 milhões.

Vaccari já é réu em ação oriunda da operação da PF, mas respondia em liberdade. Ele é acusado de envolvimento no esquema, possivelmente, desde 2004. O petista assumiu o posto de tesoureiro do partido em 2010.
“Em relação à Petrobras, Vaccari tem papel semelhante ao de [Alberto] Youssef, ou seja, um operador”, disse o procurador do Ministério Público Federal (MPF), Carlos Fernando dos Santos Lima.

O tesoureiro do PT foi ouvido na CPI da Petrobras no Congresso e negou a participação dele e de familiares no esquema. O partido ainda não se pronunciou sobre a prisão, mas convocou uma reunião de emergência.próximas etapas

Pedido de prisão
Em sua decisão, o juiz Sérgio Moro escreveu que os recursos criminosos obtidos no esquema da Petrobras “teriam sido utilizados não só para a realização de doações registradas ao Partido dos Trabalhadores, mas também para a realização de pagamentos por serviços, total ou em parte, simulados pela referida Editora Gráfica Atitude, isso por indicação de Vaccari.


Deixe seu comentário


Publicidade