Cidades

Vacinação contra a dengue atende grupo prioritário para imunização, em Macapá

Imunizante está sendo ofertado em seis Unidades Básicas de Saúde, para o público de 10 e 14 anos


 

Neste sábado (6), a Prefeitura de Macapá iniciou a vacinação contra a dengue. O imunizante, que está sendo ofertado para crianças entre 10 e 14 anos, é uma das medidas para combater os casos de dengue no país. A vacinação segue durante todo o mês de abril.

 

 

Em Macapá, foram entregues 7 mil doses da vacina. Essas doses foram distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros que apresentam maior índice de proliferação do mosquito da dengue, são elas: UBS do Macapaba, Br 210, Brasil Novo, Infraero 2, Marcelo Cândia e Lélio Silva. Para ser vacinado, a criança precisa estar acompanhada de um responsável e apresentar cartão de vacinação, cartão do SUS e documento oficial com foto.

 

A Qdenga, nome do imunizante da dengue, protege contra 4 sorotipos do vírus. Ela serve para quem já teve e para quem não teve dengue. A vacina é tomada em duas doses, com uma diferença de 3 meses entre elas. Só terá direito a tomar a segunda dose quem tomar a primeira. O imunizante é feito do vírus enfraquecido da dengue, ensinando assim o nosso sistema imunológico a combater este vírus.

 

O imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março, após ser realizado um estudo com mais de 20 mil participantes. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBim), a Qdenga demonstrou uma eficácia contra DENV-1 em 69,8% dos casos; contra o DENV-2 em 95,1%; e contra o DENV-3 em 48,9%.

 

 

Em Macapá, a Prefeitura, com a ajuda dos agentes de endemias, iniciou uma batalha contra os mosquitos. Os agentes estão nas ruas todos os dias para eliminar os focos de dengue. Como uma forma de ajuda nesse combate, a prefeitura disponibiliza dois números para denúncias de focos de dengue.

 

(96) 99147-5099: Número para denúncias de lotes habitáveis.

(96) 98139-8315: Número para lotes abandonados.

 


Deixe seu comentário


Publicidade